Representantes das operadoras de telefonia (Claro, Oi, Tim e Vivo) e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) participaram, ontem à tarde, de reunião da Câmara Técnica de Consumo e Turismo de Mato Grosso. Durante o evento, promovido pelo Procon Estadual, no Auditório da Secretaria-Extraordinária da Copa do Mundo Fifa 2014 (Secopa), os representantes das operadoras e a Anatel apresentaram as ações desenvolvidas para o Mundial.
A Câmara Técnica, explica a superintendente do Procon-MT, Gisela Viana, foi criada em novembro de 2013, com o objetivo de implementar ações integradas e articuladas entre os órgãos competentes para promover a proteção dos consumidores no âmbito do turismo. “Nosso objetivo hoje foi conhecer o que as operadoras planejaram e executaram para a Copa para atender os turistas e consumidores com qualidade. O Procon solicitou que fosse disponibilizado um contato de emergência, para podermos garantir respostas rápidas, caso ocorra algum conflito de consumo”.
O secretário adjunto de Justiça da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Nestor Fidélis, salientou que a Câmara Técnica desenvolve um trabalho preventivo, para evitar ou pelo menos diminuir problemas que possam ocorrer. “Nossa preocupação, enquanto Procon, é com o consumidor. Queremos que ele seja bem atendido e que não precise procurar o Procon para fazer reclamações”.
O gerente da Anatel em Mato Grosso, José Praxedes, destacou que o foco da Agência é a qualidade. “As operadoras cumprirão todas as metas. Acreditamos que poderá haver pontos críticos, especialmente nos dias de jogos, mas não temos expectativa de danos quanto ao serviço prestado”, afirmou.
Para atender os consumidores estrangeiros, as empresas já estão disponibilizando internet 2G, 3G e 4G, planos específicos para o perfil deste público, atendimento em português, inglês e espanhol, ativamento de chip com número de passaporte, contratos de roaming, dentre outros. Também estiveram presentes à reunião representantes dos Procons Municipais de Cuiabá e Várzea Grande, Secopa, Secretaria de Estado de Turismo (Sedtur) e Defensoria Pública.