domingo, 6/julho/2025
PUBLICIDADE

Cuiabá: OAB ingressará com processo contra ação truculenta de policiais

PUBLICIDADE

A Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT) vai entrar com representação criminal e administrativa, além de processar o Estado com pedido de danos morais, após prisão dos advogados Marco Antônio Magalhães e Ioni Ferreira Castro, ontem à tarde, no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do Planalto, em Cuiabá. As informações são do advogado Waldir Caldas, representante da Comissão de Processo e Direito Penal da OAB-MT, que esteve no local.

Os advogados foram até a delegacia para defender os estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que foram presos após protesto na avenida Fernando Corrêa da Costa, contra o fechamento de cinco Casas de Estudantes Universitários (CEUs). A UFMT alega que concederá bolsas para o pagamento de aluguéis aos estudantes.

Os advogados tiveram celulares e documentos profissionais apreendidos, além de ficarem detidos por algumas horas. Conforme Caldas, nenhum advogado pode ser impedido de exercer seu ofício. Além disso, o advogado da OAB disse que o boletim de ocorrências lavrado em uma sala fechada, sem a presença dos advogados dos jovens, deve ser “exterminado”. “Isso é inconstitucional”, completou.

Para o advogado, o ato contra os jovens que protestavam na avenida foi de pura truculência. “Mandar policiais treinados para lidar com bandidos para conter jovens de bermuda e chinelos é incontestável”, desabafou. Ainda conforme Caldas, o Cisc Planalto é um local totalmente apertado e sem condições de atender a população. “O Estado precisa rever concursos públicos para a Polícia Civil e novos locais para confecção de ocorrências”, finalizou.

Na confusão, cerca de dez universitários ficaram feridos com balas de borracha disparados pelos policiais da Rotam. Seis foram para a delegacia, onde mais estudantes compareceram para apoiar os demais.

A OAB também emitiu nota de repúdio contra a atitude dos policiais.

Leia mais
Cuiabá: protesto acaba com 6 acadêmicos feridos, presos e advogados barrados pela polícia

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE