A diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Mato Grosso (OAB-MT) nomeou os advogados Betsey Polistchuk de Miranda e Waldir Caldas, membros das Comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Direito Penal e Processo Penal (CDPPP), respectivamente, para acompanharem o caso de um reeducando que foi encontrado morto dentro da Penitenciária Central do Estado (PCE), ontem. Ele teria morrido devido a complicações de pneumonia.
De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Allan Silva Arruda teria recebido atendimento médico, na quinta-feira (13). Com o diagnóstico de pneumonia, o reeducando iniciou o tratamento com medicamentos, tendo sido novamente examinado pelos médicos na sexta-feira (14) e no sábado (15), ocasião em que voltou a ser medicado.
Ainda de acordo com a assessoria, Allan Arruda deu entrada na unidade em 2007 por roubo. Ele chegou a ser levado ao Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé), mas, em 2010, foi julgado e retornou à penitenciária no dia 21 de agosto, agora como preso sentenciado.
Diante dos fatos, um procedimento será aberto para apurar as circunstâncias que ocorreu a morte.