PUBLICIDADE

Cuiabá: MPE reúne entidades para discutir acessibilidade

PUBLICIDADE

Com o objetivo de informar, sensibilizar e orientar a população sobre a importância da acessibilidade nas calçadas, o Ministério Público do Estado de Mato Grosso, por meio da Procuradoria de Justiça Especializada em Defesa Ambiental e Ordem Urbanística, se reuniu nesta quarta-feira (23.05) com representantes de várias instituições para discutir a realização da campanha "Calçada e Ciclovia, como instrumento de Cidadania". A mobilização deve ocorrer nos dias 21 e 22 de setembro, "Dia Mundial Sem Carro".

A reunião contou com a participação do procurador de Justiça, Luiz Alberto Esteves Scaloppe; dos promotores de Justiça da área do meio ambiente, Carlos Eduardo Silva, e da área da Cidadania, Miguel Slhessarenko Júnior. Participaram, ainda, das discussões representantes da Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/MT), Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo de MT, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de MT, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade de Cuiabá, Associação Mato-grossense dos Deficientes Físicos, Associação Mato-grossense dos Cegos, Federação dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, Federação Mato-grossense de Ciclismo, entre outras entidades.

Durante a reunião, o procurador de Justiça Luiz Alberto Esteves Scaloppe destacou a importância da realização de debates sobre temas relacionados à problemática. Ele citou como exemplo, a falta de percepção entre os espaços públicos e privados. "Há uma discussão se a calçada é pública ou privada e, além disso, a fiscalização também é deficitária", disse.

O representante do Ministério Público alertou ainda sobre a necessidade da discussão sobre os direitos dos cidadãos. Segundo ele, a mobilização abrangerá toda a região metropolitana. "O que estamos propondo é uma parceria com instituições e entidades públicas juntamente com representantes da sociedade civil para uma ação conjunta sobre a importância da acessibilidade nas calçadas, e, no que concerne às bicicletas, sobre as regras de trânsito que devem ser respeitadas pelos condutores de veículos e ciclistas", afirmou.

O MPE pretende, ainda, somar esforços junto aos gestores dos municípios que integram a região metropolitana a implantação de ações de modo a construir cidades acessíveis e sustentáveis.

AGENDA: No dia 13 de junho, às 15h, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, haverá uma nova reunião entre o Ministério Público e as entidades parceiras da campanha "Calçada e Ciclovia, como instrumento de Cidadania" para definição do calendário de atividades para execução do projeto.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PreviSinop abre inscrições de concurso com salários de até R$ 8,1 mil

O Instituto de Previdência Social dos Servidores Municipais de...

Jovem cochila pilotando moto, bate em poste e fica ferido em Sinop

O Corpo de Bombeiros foi acionado, hoje de manhã,...
PUBLICIDADE