As câmeras de videomonitoramento da secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) flagraram, nas últimas duas semanas, 105 motoristas trafegando na faixa exclusiva para ônibus considerado como infração gravíssima, perdendo 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e sendo multado em R$ 293.
No início deste mês, começou a campanha educativa e 183 notificações foram enviadas para condutores que foram pegos pelas câmeras de videomonitoramento. Os agentes de trânsito em campo e na Central de Controle de Mobilidade Urbana realizaram trabalhos educativos junto aos infratores. Após a campanha, a Semob passou a autuar e multar os condutores que insistem em usar a faixa indevidamente. “O que os agentes observam é se o motorista usa a faixa como pista livre, situação em que o condutor estará infringindo a lei e isso pode resultar em penalidade. Vários pontos da faixa sugerem onde o motorista pode entrar, por meio da linha tracejada. Nos casos em que o condutor precisar acessar alguma residência ou comércio. Nesses casos, o motorista pode fazer o uso da faixa, mas sinalizando onde vai entrar, sempre fazendo o uso da seta. Os agentes estarão de olho para saber se aquele condutor fará a conversão no local sinalizado”, explica, através da assessoria, o diretor de Trânsito, Michell Diniz.
Os ônibus, por terem a faixa exclusiva passaram a ser penalizados, se não trafegarem nela – avenidas, Getúlio Vargas, Tenente Coronel Duarte (Prainha) e avenida Historiador Rubens de Mendonça (CPA). As vias tem sinalização horizontal e também vertical, com placas indicando que a faixa é exclusiva para ônibus, de segunda a sexta-feiras, das 6h às 20h, e aos sábados, das 7h às 14h.
Segundo a normatização estabelecida no Código de Trânsito, podem andar nas faixas exclusivas, os ônibus, táxis, ambulâncias e vans escolares.