PUBLICIDADE

Cuiabá: lei que reduziu área do Jardim Botânico é suspensa

PUBLICIDADE

A justiça acatou pedido liminar efetuado pelo Ministério Público Estadual, por meio da 16ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente, e suspendeu a eficácia da Lei 9.851/2012, que diminuiu, em mais de 50%, a área destinada à implantação do Jardim Botânico do Estado. A área, com 67.6630 hectares, localiza-se no bairro Ribeirão do Lipa, no início da Avenida Antártica. O espaço será destinado à educação, cultura, lazer e à conservação do meio ambiente.

De acordo com o promotor de Justiça Domingos Sávio de Barros Arruda, na ação o Ministério Público questiona o fato da área ter sido reduzida sem qualquer critério, contrariando o interesse público. “A área desafetada possui maior diversidade biológica e seria capaz de atender os objetivos que visam ser contemplados pelo Jardim Botânico, ao passo que a área remanescente encontra-se fortemente antropizada e sem vegetação destinada à conservação”, afirmou o promotor de Justiça.

Na decisão liminar, o juiz titular da Vara Especializada do Meio Ambiente, Rodrigo Roberto Curvo, destacou que a justificativa apresentada no projeto de lei para a redução da área diverge das informações prestadas pela Coordenadoria do próprio Jardim Botânico. Foi constatado que a parte desafetada é a que melhor atenda à finalidade da Lei 8.370/2005, que trata da implantação do Jardim Botânico.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carros ficam danificados após colisão em avenida de Nova Mutum

O acidente de trânsito entre uma Fiat Strada Working...

Caminhonete sobe em canteiro e bate em árvores em Sinop

Uma Toyota Hilux branca bateu em duas árvores no...

Secretário confirma que macacos morreram envenenados por bananas em Sinop; parque fechado

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Jorge...

Incêndio destrói móveis e eletrodomésticos em Sorriso

O incêndio ocorreu, no início desta manhã, em uma...
PUBLICIDADE