PUBLICIDADE

Cuiabá: Justiça Comunitária tem 98,5% de aprovação em mutirões

PUBLICIDADE

Há três décadas a diarista Lurdes Emília Torres, 66 anos, chegava ao bairro Osmar Cabral, na periferia de Cuiabá, com cinco filhos pequenos e a esperança de uma vida melhor. Mal sabia ela que o sonho da casa própria se transformaria em um entrave que levaria 30 anos para ser solucionado. Isso porque durante todo esse período, dona Lurdes e outras centenas de moradores lutaram pela regularização fundiária de uma área que pertencia à extinta Fundação de Promoção Social (Aprosol). O impasse está sendo resolvido graças à atuação e engajamento da Justiça Comunitária, que intermediou a conciliação entre proprietários e órgãos competentes.

Por conta de bons resultados como este, o projeto atingiu 98,5% de aprovação nos dois mutirões realizados desde o início da gestão do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), desembargador Orlando Perri. As primeiras ações foram desenvolvidas no bairro Osmar Cabral, em setembro de 2013 e estão em andamento.

O trabalho alcançou pessoas que vivem em toda a região do Osmar Cabral, por meio de atendimentos jurídicos, principalmente nas áreas de Direito de Família (44%), Regularização Fundiária (12%), Previdência Social (12%) e Estatuto da Criança e do Adolescente (12%).

Sessenta por cento dos moradores avaliaram como “excelente” o atendimento recebido pela equipe da Justiça Comunitária, 20% qualificaram como “muito bom” e 20% consideraram “bom”. Desse total, 100% afirmaram que o serviço prestado foi satisfatório e que participariam novamente de outro mutirão. As informações constam no relatório geral do programa, divulgado este mês.

O segundo mutirão promovido pela equipe da juíza Gleide Bispo dos Santos, coordenadora da Justiça Comunitária, foi realizado em fevereiro deste ano no Distrito da Guia, região metropolitana da Capital, onde a comunidade teve a oportunidade de acessar os serviços disponibilizados pelo Judiciário.

Os moradores tiveram a oportunidade de discutir questões sobre a pavimentação das ruas, regularização fundiária, ausência de creches e criação do Conselho Tutelar. Vale destacar que todas as demandas apresentadas receberam os devidos encaminhamentos. “Alguns frutos destas audiências já começaram a ser observados como a instalação de um posto dos Correios, que iniciou seu funcionamento no dia 31 de março deste ano, atendendo a população do Distrito da Guia, que não precisa mais se deslocar para enviar ou receber suas correspondências”, ressalta a magistrada no relatório.

No local, 64% das pessoas disseram que o atendimento foi “excelente”, 20% consideraram como “muito bom” e 15% avaliaram como “bom”, sendo que 97% do público apontou como satisfatório os serviços prestados pela Justiça e 98% apontou que iria a um novo mutirão.

Mutirões – a juíza explica que os mutirões promovidos pela Justiça Comunitária consistem, basicamente, na convocação de pessoas dos bairros para um evento em que poderão obter informações sobre acesso, promoção e proteção dos mais variados direitos, levando em consideração as demandas que afetam e despertam o interesse da maioria da população. Os trabalhos são realizados em parceria com o Ministério Público e Defensoria Pública, Prefeitura Municipal e Governo do Estado.

O próximo mutirão acontecerá no dia 6 de setembro, das 8h às 13h, na Escola Aristotelino Alves Praeiro, no bairro 1º de Março, em Cuiabá. O objetivo é levar aos moradores serviços como atendimento jurídico, aposentadoria, confecções de Carteira de Trabalho, Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e acesso ao registro de Boletim de Ocorrência (BO). A comunidade também poderá conciliar débitos junto à Rede Cemat e buscar informações do Programa Bolsa Família, com uma equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) que estará no local.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Morre Preta Gil, aos 50 anos, vítima de câncer

Preta Gil, cantora, atriz, apresentadora e empresária, morreu neste...

Artesanatos produzidos em MT são expostos em maior feira da América Latina

Com uma diversidade de técnicas, materiais e identidades culturais,...

Bombeiros localizam corpos de dois homens e uma criança que se afogaram em rio no MT

Militares dos bombeiros encontraram, ontem, os corpos de Lucas...

Piloto de motocross que sofreu queda morre após uma semana internado em Sorriso

O piloto Welliton Dias da Silva, conhecido como 'Branco'...
PUBLICIDADE