A Justiça determinou que a Secretaria de Saúde de Cuiabá readmita os 54 cirurgiões dentistas que foram exonerados durante o período de greve. Caso a decisão seja desrespeitada, a pasta será multada em R$ 5 mil por dia. Os dentistas estão a 114 dias em greve e quase 160 mil procedimentos não foram realizados nesse período.
O presidente do Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso (Sinodonto/MT), Gustavo de Oliveira, reafirmou que a atitude da Prefeitura de Cuiabá foi um ato de "retaliação" à greve. "Eles vão retomar o trabalho e a prefeitura ainda terá que pagar o período que ficaram sem trabalhar (30 de abril a 17 de maio)".
Hoje, às 9 horas, será feita outra manifestação na Governança Integrada, no Bairro Poção. Na assembleia geral do dia 14 de maio ficou definido que a proposta inicial da greve será colocada em pauta. Eles exigem, por exemplo, salário de R$ 1,6 mil; aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos e melhoria na estrutura de trabalho.
Outro lado – O procurador de Cuiabá, Fernando Biral de Freitas, afirma que ainda não recebeu a decisão, mas adiantou que a exoneração não foi retaliação. "É uma adequação junto ao Ministério Público. Não foi exonerado somente os dentistas, também foram médicos e agentes de saúde".