PUBLICIDADE

Cuiabá: juiz concede liminar e proíbe Energisa de cobrar ICMS da energia solar

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O juiz Alexandre Elias Filho, da 8ª Vara Cível da Comarca de Cuiabá, concedeu liminar que suspende cobrança feita pela Energisa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) retroativo de 2017 a 2021 para empresas que instalaram energia solar. O vencimento da fatura (que pode ser parcelada) e varia de um consumidor para outro, começaria este mês para mais de 7 mil consumidores em todo Estado com projeção de receber R$ 88 milhões.

O juiz concedeu cinco dias para que a Energisa suspenda a cobrança das associadas e da dívida retroativa, além de se abster de coagir com o corte da energia elétrica da autora e se abdique de realizar protestos e negativações nos órgãos de proteção ao crédito.  A multa diária em caso de descumprimento é de R$ 500.

“Essa decisão liminar representa uma vitória da CDL Cuiabá contra a prática de cobranças abusivas e reitera a importância para o associado de estar vinculado a uma instituição respeitada, unida e com força para proteger e defender os interesses dos setores de comércio e serviços”, analisou, através da assessoria, o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá, Junior Macagnam.  

Em Sinop, conforme Só Notícias já informou, a CDL também ajuizou ação, no início do mês, pedindo liminar para derrubar a cobrança, assim como a ACES.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avançam obras de pavimentação em avenida no Nortão

Estão em andamento as obras de infraestrutura da avenida...

Incêndio atinge concessionária de veículos em Cuiabá

O Corpo de Bombeiros conseguiu extinguir um incêndio que...
PUBLICIDADE