PUBLICIDADE

Cuiabá: instalado plantão especializado na Delegacia de Roubos e Furtos

PUBLICIDADE

A Polícia Civil coloca em funcionamento, hoje, o plantão especializado da Delegacia de Roubos e Furtos (Derf), no bairro Verdão, em Cuiabá. A unidade passa a trabalhar 24 horas para atender as ocorrências de crimes contra o patrimônio como roubo, furto e receptação. O objetivo é garantir maior agilidade nas investigações.

O plantão da Derf terá cinco equipes formadas por 5 delegados, 11 escrivães e 25 investigadores para atender as ocorrências de roubo, furto, e receptação, com prisão em flagrante da capital. Os flagrantes dos demais crimes continuarão a ser lavrados na Central de Flagrantes do Planalto.

A descentralização é resultado de um estudo feito pela Diretoria de Inteligência, que aponta que cerca de 40% dos flagrantes realizados em Cuiabá são de crimes contra o patrimônio. Além de desafogar o atendimento da Central de Flagrantes, a implantação do sistema de plantão na Derf, visa iniciar as investigações com um direcionamento mais objetivo, uma vez que todo o procedimento será realizado na delegacia.

Para o delegado da Derf, Roberto Pereira Amorim, um dos benefícios da implantação do sistema de expediente 24 horas na delegacia é obter maior número de informações sobre as ocorrências, aumentando o banco de dados e fazendo a interligação das pessoas levadas para o plantão no envolvimento em outros crimes, o que dará mais agilidade nas investigações.

Atualmente, o banco de dados da delegacia, montado e coordenado pelo Núcleo de Inteligência da Derf, possui mais de 75 mil fotografias de suspeitos com passagens pela polícia. No arquivo fotográfico, compartilhado com o Sistema Prisional, os suspeitos são registrados pelas suas características pessoais, como apelido, raça, tatuagem e bairro em que mora. Com o cadastro personalizado e com as informações fornecidas pela vítima, o sistema faz a filtragem dos prováveis autores, auxiliando a identificação.

De acordo com Amorim, uma das diretrizes para implantação do plantão é o estabelecimento de normas de atendimento, que devem continuar priorizando as necessidades da vítima, como é feito no serviço de expediente da delegacia. “O foco da Derf é fazer um trabalho diferenciado, quebrando paradigmas, para que a Polícia seja vista de forma mais humanizada”, destacou o delegado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem morre em violenta colisão de moto com poste em Mato Grosso

Luiz Eduardo Felizati Silva Santos, de 19 anos, morreu...

Apostador em Mato Grosso ganha prêmio na Quina

A aposta de Tangará da Serra (253 km de...

Mulher é socorrida em estado gravíssimo após acidente entre motos em Sinop

O acidente entre duas motocicletas foi registrado, há pouco,...

Homem de 86 anos morre após colisão entre carro e moto em Mato Grosso

Alfredo Santos de Souza, de 86 anos, morreu após...
PUBLICIDADE