PUBLICIDADE

Cuiabá: famílias que ocupavam área de preservação permanente são removidas

PUBLICIDADE

A prefeitura promoveu, ontem, a desocupação de um assentamento irregular nas proximidades do Parque Amperco, à beira do córrego do Ribeirão do Lipa. A desocupação ocorreu pelo fato do local ser classificado como uma Área de Preservação Permanente (APP). As 30 famílias ocupavam o local desde 2012, e todas foram notificadas em agosto para deixarem o local. Nesta primeira ação, foram removidos sete barracos.

Segundo o secretário-adjunto de Ordem Pública, Noelson Carlos Silva Dias, a remoção é uma ação amparada por ordem judicial e todas as famílias foram avaliadas antes de serem retiradas do local. “ Antes de realizarmos a desocupação, tomamos o cuidado de fazer uma avaliação dessas famílias. Das quais, descobrimos que 7 delas, são pessoas que não se enquadram em baixa renda. Ou seja, só estavam ali para fazer comércio com os terrenos”.

Ainda de acordo com o secretário, permanecem no local 20 famílias, que, por enquanto, não serão removidas e passarão por avaliação para serem recolocadas em outros locais. “Essas famílias serão avaliadas por uma equipe  de assistência social da prefeitura, que indicará o programa mais adequado para inscrevê-las, assegurando os direitos sociais através das políticas públicas”, ratifica.

Segundo o atual Código Florestal, Lei nº12.651/12 – Art 30, estabelece como  Área de Preservação Permanente (APP’s) as florestas e demais formas der vegetação situada às margens lagos, córregos e rios (perenes ou não); inclinação maior que 45º e nas áreas em altitude superior a 1.800 metros, em qualquer cobertura ­vegetal, com limite que variam entre 30 a 50 metros.

As APPs destinam-se a proteger solos, águas e matas ciliares. Nessas áreas só é possível o desmatamento total ou parcial da vegetação com autorização do governo federal e, mesmo assim, quando for para a execução de atividades de utilidade pública ou de interesse social.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carga de carreta pega fogo ao encostar em cabos de energia no Nortão

As chamas danificaram o carregamento de uma Scania R500...

Mergulhadores pesquisam cavernas submersas em Nobres

A equipe de mergulhadores que realiza expedição de pesquisa...

Sorriso investirá na criação de espaços lúdicos com mais de 40 novos playgrounds

A prefeitura de Sorriso realizou, ontem, registro de preços...
PUBLICIDADE