terça-feira, 1/julho/2025
PUBLICIDADE

Cuiabá encanta estrangeiros na Copa

PUBLICIDADE

A simpatia e hospitalidade do povo cuiabano fazem parte da história de cada turista que veio à Capital mato-grossense na última semana para assistir o primeiro jogo da Copa de 2014. Chilenos, australianos e mexicanos são unânimes em afirmar que só têm boas recordações da estadia na cidade quente no clima e na recepção. Os cuiabanos também ganharam experiência e aprovaram a presença dos estrangeiros.

A beleza das mulheres também está entre os itens enumerados por chilenos e mexicanos, que saíram tirando fotos com todos que apareciam pela frente. Desde segunda-feira (9), é difícil andar pelas ruas da Capital sem ver os grupos de homens de camisas vermelhas da seleção chilena. Eles não passaram despercebidos. Chamaram atenção pelo número e pelo barulho. Por todo lugar, o “Chi-chi-chi-le-le-le. Viva Chile” era ouvido. O Shopping Pantanal e a Praça Popular foram os principais pontos de concentração no período do dia e da noite, respectivamente.

Para os chilenos José Reyes, 28, e Romano Ricciulli, 25, a experiência de participar de uma Copa é única e fica ainda mais especial ao lado de tanta gente legal. Afirmam que a estadia em Cuiabá foi muito divertida e brincam que nem mesmo o calor e os mosquitos estragaram o que a cidade tem de bom. “Vamos para São Paulo e Rio de Janeiro, onde têm muito mais opções de entretenimento, mas sabemos que não seremos tão bem recebidos como aqui. Os cuiabanos são muito acolhedores”, comenta José. Romano diz que se sente em casa desde o dia em que chegou, o que faz com o que a viagem seja ainda mais legal. “Este é o momento número 1 da minha vida e está sendo em Cuiabá, ao lado de tanta gente legal e mulheres bonitas”.

Marcos Fredes, 45, tem o hábito de viajar e visita várias cidades do mundo, o que dá conhecimento suficiente para avaliar Cuiabá como “um lugar precioso”. Destaca ainda o calor, marca registrada da Capital. Pablo Moreno, 43, também se surpreendeu positivamente com a Cidade Verde. Destaca que os chilenos se sentiram muito a vontade em Cuiabá e isso é reflexo da forma como foram tratados. “Todo mundo muito alegre e feliz com a gente”. Além da recepção, o australiano Dominic Murphy, 23, aprovou a culinária, diante da oferta de carnes no cardápio.

Brinca que apesar da quantidade de chilenos, integrantes da torcida rival no primeiro jogo da Copa, a permanência em solo cuiabano foi muito gratificante. “A cidade e as pessoas são muito legais, todo mundo em festa”.

Kevin Keogh, 29, ficou surpreso com o que encontrou. Conta que imaginava Cuiabá como uma cidade rústica, precária, no meio do nada e sem ter o que fazer. Mas chegou e encontrou algo muito diferente do que pensava. “A cidade é limpa, alegre, com boas pessoas. Tanta gente feliz por aqui, contagiante”.

Acompanhado da esposa Marta Pires, 25, Kevin experimentou picanha na chapa e destacou como um dos melhores pratos saboreados. Questionado se havia “provado” os pratos típicos com peixe, disse que preferiu carne mesmo porque havia estado no Recife, onde o peixe fez parte de muitas refeições. Scott Hirst também destacou a simpatia cuiabana como um marco da cidade. Ele tinha acabado de chegar na cidade e já se surpreendeu com a disposição do povo em confraternizar com os turistas.

A grandiosidade estrutural e beleza da Arena Pantanal foram os atrativos iniciais para despertar a curiosidade dos mexicanos Roberto Padilha, 29, e José Manuel, 28, em relação a Cuiabá. Fanáticos por futebol, eles queriam
acompanhar a Copa e passar por algumas cidades-sedes para conhecer de perto os locais escolhidos. Roberto conta que começou a pesquisar sobre a Capital e ficou encantado com as fotos encontradas e veio ver de perto. “Fomos muito bem recebidos por todos. Aqui, parecemos celebridades, todos querem tirar foto com nós dois. Isso é divertido”. A beleza das mulheres e a culinária também foram lembradas pelos mexicanos, que experimentaram costelinha com arroz e aprovaram. “Uma delícia, muito bom mesmo”.

Lamentaram apenas não terem ido conhecer Chapada dos Guimarães, um espetáculo natural a parte. E não foram apenas os estrangeiros que aprovaram a recepção cuiabana, a alegria e simpatia dos visitantes conquistaram a população local. Mostrou ainda que somos um potencial em receber bem, o que faz toda diferença para quem chega.

Na avaliação da estudante Lorhayna Barros, 22, a estadia dos torcedores de outros países em Cuiabá fará com que nos vejam com um olhar mais positivo. “Com certeza nós surpreendemos eles pela forma de tratar. Agora, os turistas passam a respeitar mais a cidade e o nosso povo. Eles estão muito felizes, onde vão é só festa”.

Para Lorhayna, o próprio cuiabano passará a dar mais valor à sua terra. Relata que tinha muito medo da impressão que deixaríamos aos visitantes, diante de tantos problemas enfrentados pela população no período pré-copa e com a quantidade de obras inacabadas. “Mas deu tudo certo. O povo fez a diferença. E acho que toda essa alegria e elogios dos estrangeiros nos mostram que não precisamos ter vergonha do lugar que vivemos”.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE