PUBLICIDADE

Cuiabá: doadas 2 toneladas de alimentos a instituições não governamentais

PUBLICIDADE

Duas toneladas de alimentos arrecadados na 9ª Corrida Dante de Oliveira foram entregues, ontem, pela primeira-dama Virginia Mendes a três instituições não governamentais que atendem dependentes químicos em Cuiabá. A ação também contou com o apoio do secretário de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, do secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Alberto Machado, e do secretário de Ordem Pública, Eduardo Henrique.

“Iniciativas realizadas em conjunto, como esta, são muito gratificantes. Agradeço a todos que doaram esses alimentos. Quero que saibam que o pouco que cada um doou vai fazer uma grande diferença para aqueles que mais precisam”, disse Virginia Mendes.

Para o secretário José Rodrigues, a ação conjunta das secretarias por iniciativa da primeira-dama é de extrema importância para atender os dependentes químicos, que hoje sofrem com o preconceito, a violência e com o desrespeito, por terem adentrado no mundo do vício e não terem condições psicológicas para sair.

“Estamos felizes por poder auxiliar essas instituições que fazem o atendimento às pessoas em dependência química. Sabemos que é necessário um processo de desintoxicação para sair dessa condição de dependência e dar à pessoa um novo horizonte. Neste sentido é que estamos trabalhando em conjunto com as instituições que fazem esse tipo de atendimento”.

As doações foram entregues ao Centro Terapêutico para Dependentes Químicos Paraíso, à Sociedade Evangélica da Assembleia de Deus e ao Instituto de Proteção, Recuperação e Amparo à Mulher Dependente Química do Estado de Mato Grosso.

Foram doados sacos de arroz, feijão, macarrão, açúcar, óleo, trigo, farinha, fubá, café e leite, arrecadados durante as inscrições da 9ª Corrida Dante de Oliveira, que aconteceu no último dia 11 e reuniu 3 mil atletas em Cuiabá.

Para o secretário Alberto Machado, essas doações devem servir de exemplo para que outros eventos esportivos possam ter o mesmo caráter social e, com isso, ampliar o leque de ajuda aos que mais precisam. “Nós fizemos uma parceria muito interessante e essa arrecadação de alimentos é uma pequena demonstração da grande força que o esporte tem, inclusive com a sua vocação de inclusão social. E nesta causa tão bacana queremos e esperamos atender o maior número possível de pessoas que precisam desses alimentos”.

Conforme a irmã Marly de Fátima, do Instituto de Proteção, Recuperação e Amparo à Mulher Dependente Química do Estado de Mato Grosso, as doações são essenciais para manter a instituição em pleno funcionamento. O local foi criado em 2010 e, ao longo dos anos, já atendeu a aproximadamente 300 mulheres em situação de dependência.

“Nossa luta é incansável. É difícil, mas necessária. Espero que essa parceria possa continuar e que a nossa coragem de lutar seja maior que o medo e que nossa força seja tão grande quanto nossa fé".

O pastor Sebastião Rodrigues, fundador da Sociedade Evangélica da Assembleia de Deus, lembra que, ao longo dos 40 anos de existência da instituição, o espaço sempre obteve doações da própria comunidade religiosa devido às dificuldades de se firmar parcerias com o Poder Público.

Contudo, a esperança é que o cenário mude e que a sociedade evangélica possa estreitar os laços com a Prefeitura de Cuiabá. “É uma porta que está se abrindo, para o atendimento às pessoas em dependência química. Só quem vive essa realidade sabe o quanto é árdua e dolorida a caminhada até a cura. Se cada um fizer um pouco, teremos oportunidades de ampliar ainda mais a prestação de serviços”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Trabalhador morre após sofrer descarga elétrica em Sinop

Um homem morreu após sofrer uma descarga elétrica, esta...

Incêndio atinge barracão em Alta Floresta, destrói caminhão e danifica equipamentos

As chamas alastraram-se pelo barracão de uma marcenaria, ontem...
PUBLICIDADE