O Encontro dos Diretores das Unidades Penais de Mato Grosso começa, amanhã e vai até sexta-feira (30), em Cuiabá, no auditório da sede das Promotorias do Ministério Público Estadual, ao lado do Fórum. 66 diretores de penitenciárias, centros de detenção provisória, cadeias e casas de albergados, devem participar do evento, com objetivo de nivelar e padronizar o conhecimento dele com vista ao aprimoramento da gestão administrativa e operacional das unidades penais. O titular da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, também participa.
O Encontro dos Diretores está entre os principais eventos do Sistema Penitenciário. É realizado pela Sejudh, por meio da Secretaria adjunta de Administração Penitenciária (Saap), e executado pela Escola Penitenciária. A realização do evento acontece em sequência ao Fórum Mato-grossense para Modernizaçao e Humanização do Sistema Penitenciário e em alusão ao dia nacional da Ressocialização, comemorado em 26 de agosto.
De acordo com Luiz Antônio, o Sistema Penitenciário vive um momento ímpar, no qual os Poderes e as diversas instituições envolvidas com a causa penitenciária confirmaram o interesse em trabalhar de forma unificada visando a modernização e humanização do trabalho prestado.
Nesse sentido, ele destaca que o Encontro dos Diretores representa mais uma importante ação da Sejudh. "O processo de humanização e modernização, assim como a ressocialização, passam necessariamente pelos servidores penitenciários, nossos valorosos servidores que atuam na linha de frente do trabalho que prestamos nas unidades penais. Nivelar o conhecimento e as práticas de gestão administrativa e operacional são o foco do trabalho que vamos desenvolver nesta segunda edição do Encontro dos Diretores", explicou o secretário.