As chuvas que caem em Cuiabá desde a última sexta-feira estão provocando estragos no bairro Praeiro, próxima a Avenida Beira-Rio. Vários moradores tiveram suas casas invadidas pelas águas do córrego do Barbado, que tem sua foz no rio Cuiabá, que contorna o bairro. Mas apesar da preocupação, o prefeito Wilson Santos, que visitou o local na manhã desta segunda-feira afirma que a situação ainda não é alarmante, apesar de ter colocado toda estrutura da prefeitura de prontidão.
A madrugada desta segunda-feira foi de medo, terror, preocupação para os moradores do Praeiro. Com a chuva, o córrego do Barbado, que contorna o bairro transbordou. Suas águas invadiram várias casas, provocando pânico nos moradores. Algumas pessoas perderam tudo que conquistaram nos últimos anos. “De repente a água invadiu nossas casas. Não deu tempo de salvar muita coisa”, disse uma moradora chorando.
O secretário municipal de Infraestrutura, Euclides Santos, acompanhado do prefeito Wilson Santos esteve no local e garantiu que apesar do transbordamento do córrego a situação ainda não é preocupante. Ele colocou os caminhões de sua pasta a disposição dos moradores que quiserem deixar suas casas.
Já o prefeito Wilson Santos, ao chegar ao local ligou para o supervisor de Operações da Usina de Manso, Wilson Vagner, que garantiu que a usina está operando normalmente abaixo de sua cota normal. O supervisor reconheceu que as águas da represa vem subindo, mas ainda não atingiram os níveis de 2006, quando a situação foi preocupante.
O prefeito Wilson Santos disse ainda que o problema no córrego do Barbado é que suas águas estão encontrando o rio Cuiabá um pouco cheio e, por isso, não consegue ter uma vazão maior. Entretanto, ele garantiu que os técnicos da Defesa Civil, que já interditaram algumas casas no Praeiro, estão constantemente acompanhando a régua do rio Cuiabá e que a situação é de tranqüilidade. “Hoje pela manhã, o rio Cuiabá está com 7h52 metros e sua cota de alerta é de 8h50. Mas mesmo assim já determinei a meus secretários que disponibilizem alimentação, remédios, caminhões para mudanças para as pessoas ribeirinhas e que tiveram suas casas interditadas pela Defesa Civil. Vamos continuar em alerta, de plantão e dando toda a assistência”, sustentou.
O aumento das águas do rio Cuiabá não preocupa apenas os moradores próximos ao córrego do Barbado, um de seus afluentes. Moradores próximo ao rio Coxipó também estão assustados, pois o nível das águas vem aumentando.
Alerta
Enquanto isso, os municípios de Santo Antônio do Leverger e Barão de Melgaço estão em estado de alerta. Vários bairros das duas cidades tiveram casas inundadas pelas águas do rio Cuiabá.