O dono de um estabelecimento comercial, no Mercado do Porto, foi preso em flagrante em uma ação da Delegacia Especializada do Meio Ambiente, ontem à tarde. O comerciante, 43 anos, foi autuado em flagrante pelo crime de pesca ilegal. A ação aconteceu após policiais da Dema receberem a informação de que em um box, do Mercado do Porto, o acusado comercializava peixes pescados durante o período de defeso (Piracema), caracterizado como pesca proibida.
De acordo com o levantamento feito pela equipe de investigadores, o acusado distribuía cartões com seus telefones, para que os clientes fizessem as encomendas dos peixes frescos. A venda era realizada com hora e local previamente agendados pelo telefone.
Em diligências no local, policiais confirmaram a denúncia e apreenderam aproximadamente 30 quilos de peixe, entre filés de pintado e piraputanga, além da caixa térmica em que o pescado estava armazenado. O dono do estabelecimento foi conduzido à delegacia e após ser autuado em flagrante teve a fiança arbitrada em 20 salários mínimos.
De acordo com o delegado da Dema, Vitor Hugo Bruzulato Teixeira, o rigor da fiança é justificado pelo conhecimento do acusado na prática da atividade ilegal. “É lamentável que um comerciante que possui um Box no mercado do porto venha fomentando a pesca predatória”, disse o delegado.