A Central de Conciliação de Cuiabá prorrogou por mais três dias as audiências de conciliação dos consumidores que possuem dívidas com a Sanecap tiveram os nomes incluídos na Serasa (serviço de proteção ao crédito. As audiências, que inicialmente terminariam na sexta-feira (17), seguem até a próxima quarta-feira (22). As audiências estão ocorrendo das 8h às 17h e não é preciso fazer agendamento prévio para ser atendido.
A coordenadora da Central, juíza Adair Julieta da Silva, informa que devido ao aumento da procura de última hora por parte dos consumidores, decidiu prorrogar as renegociações por mais três dias.
Nesse grupo estão 3.796 pessoas físicas inadimplentes há cinco anos, em média, já negociaram o pagamento dos seus débitos das contas de água, mas não conseguiram cumprir com acordos firmados em mutirões realizados em fevereiro e dezembro de 2012. As dívidas poderão ser pagas com um valor de entrada e parcelamento em até 24 meses.
O diretor comercial da Sanecap, Ronald Muzzi, afirmou que muitos desses consumidores não pagaram os parcelamentos porque receberam em casa dois boletos, sendo um da Sanecap e outro da CAB Cuiabá, e se confundiram sobre os pagamentos.
No início de maio, ele explicou que existem duas situações distintas. O consumidor que renegociar vai continuar recebendo dois boletos, sendo um da conta do consumo mensal normal emitido pela CAB Cuiabá e outro da dívida renegociada, a ser enviado pela Sanecap.
A CAB Cuiabá assumiu o sistema operacional de água e esgoto da Capital desde maio de 2012, por isso a conta mensal chega com o timbre da concessionária. Já os débitos em aberto do mês de abril de 2012 para trás são cobrados pela Sanecap.