Bancários de oito agências da região central de Cuiabá paralisaram, hoje, por uma hora o atendimento, entre às 11h e 12h. Após esse horário o atendimento ficou normalizado a população. Funcionários de dois bancos tiveram uma reunião com diretores do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) para discutir assuntos referentes à Campanha Salarial 2012. Com faixas em frente das agências a categoria reivindica mais segurança aos clientes e funcionários, mais contratações e fim do assédio moral.
De acordo com o presidente do Seeb-MT, José Guerra, o objetivo da paralisação foi tentar pressionar a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para que nesta terça-feira (4) durante a quinta rodada de negociação haja um acordo que atenda as reivindicações da categoria bancária.
A Febraban anunciou semana passada um reajuste de 6% e a categoria reivindica 10,25% de reajuste (5% de aumento real), ficando o ganho real 0,7%. Os trabalhadores também lutam pela valorização do piso, PLR de três salários mais R$ 4.961,28 fixos, mais segurança para os clientes das agências bancárias da capital, como a instalação de biombos e mais portas giratórias, mais contratações e garantias contra demissões imotivadas, mais saúde e melhores condições de trabalho e igualdade de oportunidades.