Uma nova intervenção será iniciada, amanhã, a partir das 15h, na avenida Miguel Sutil, no sentido Rodoviária – avenida do CPA, próximo à rua Desembargador Trigo de Loureiro. O bloqueio será necessário para a construção da passagem subterrânea de 40 metros de comprimento sob a Perimetral, que permitirá o acesso ao bairro Araés (atrás da Polícia Federal) e à avenida do CPA. Neste fim de semana o Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande começa a executar o cravamento das 131 estacas que receberão as vigas de coroamento e as lajes para construção do túnel.
Motoristas que trafegam pela Miguel Sutil com destino à avenida do CPA devem se atentar às sinalizações instaladas ao longo do trecho, devido ao bloqueio da pista o fluxo de veículos será transferido para a via contrária (sentido av. CPA – Rodoviária), e os automóveis passarão a trafegar em mão dupla (fluxo e contrafluxo). Após a execução das estacas desse lado da pista, os trabalhos serão executados no sentido oposto, ou seja, para quem trafega da av. do CPA para a Rodoviária.
"Pedimos aos motoristas que sigam a rota planejada e, se possível, façam uso de ruas alternativas para evitar congestionamentos nas vias principais", explicou o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Araújo Sobrinho.
Além da passagem subterrânea na rua Trigo de Loureiro, serão alargadas as duas pistas do viaduto sobre a avenida do CPA, que passará a ter três faixas de rolamento em cada sentido. Integrada às duas novas faixas que serão construídas no elevado – uma de cada lado – haverá uma alça subterrânea de retorno ao viaduto, o que tornará o trânsito mais dinâmico para quem segue pela Miguel Sutil no sentido Trincheira Trabalhadores/Jurumirim-Rodoviária de Cuiabá.
As intervenções estão previstas no pacote de obras para implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e são necessárias porque serão extintos os retornos existentes no canteiro central, na altura do viaduto da Miguel Sutil sobre a avenida do CPA, e que são usados atualmente pelos motoristas para conversão em direção ao centro da cidade ou à região do CPA.
"Esse conjunto de adequações viárias visa dar maior fluidez às avenidas do CPA e Miguel Sutil, facilitando a comunicação entre as vias com a eliminação dos conflitos de trânsito", explica engenheiro de tráfego da Secopa, André Bento.