Agentes armados devem realizam a segurança nas policlínicas e UPAs (Unidades de pronto-Atendimento) de Cuiabá, conforme termo de conciliação firmado entre a Prefeitura da Capital e o Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed/MT). Ela será realizada por policiais da Secretaria Municipal de Apoio à Segurança.
De acordo com a assessoria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a previsão é que até o final de março as unidades de saúdes já contem com a segurança reforçada.O Pronto-Socorro Municipal também irá adotar a medida, porém, a licitação para contratar a empresa responsável pelo trabalho ainda está em andamento. Atualmente, a unidade já conta com segurança privada, realizada sem contrato de licitação.
A medida busca conter o número de agressões sofridas tanto pela população que precisa do serviço, quanto dos profissionais que trabalham na área. Os profissionais cobraram além da segurança, outras medidas para melhorar o atendimento nas unidades, como contratação de mais profissionais, adequação da carga horária dos médicos e reajuste salarial.
Acordo firmado entre a Prefeitura e o Sindimed/MT estava em andamento há mais de 7 meses no Poder Judiciário.