Relatório da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aponta que o fornecimento de energia elétrica durante a Copa do Mundo de 2014 pode estar ameaçado. De acordo com o documento, o problema está concentrado no atraso do andamento de metade dos 163 empreendimentos necessários para garantir o fornecimento de energia. Em Cuiabá, quatro das nove obras previstas para o setor estão atrasadas, ou seja, cerca de 44% do total.
Das 12 cidades sedes, apenas Fortaleza e Recife estão com as obras em dia e não correm riscos. Desta forma, a reportagem da Folha de S.Paulo coloca com risco de apagão as demais sede, entre elas Cuiabá. Na lista de empreendimentos há novas linhas de transmissão e de distribuição, além da ampliação e da modernização de subestações de energia. As obras estão sendo realizadas justamente para evitar apagões tanto nos estádios quanto nos aeroportos e nas ruas das cidades.
Ainda segundo a reportagem, é necessária uma urgente aceleração do ritmo das obras.
O diretor-geral da Aneel, Nelson Hubner, disse, a Folha, negou a possibilidade de haver falta de energia elétrica durante a Copa do Mundo.