PUBLICIDADE

Crimes contra patrimônio lideram ranking de denúncias em Alta Floresta

PUBLICIDADE

Cerca de 500 pessoas participaram da audiência pública promovida pela Corregedoria-Geral do Ministério Público Estadual (MPE) em Alta Floresta onde foi apresentado balanço da atuação da instituição no município e para ouvir as principais demandas da população, abordou diversas áreas como saúde, educação, acessibilidade, meio ambiente e transporte escolar e intermunicipal.

“Foi a maior audiência que realizamos até o momento. A participação da população é extremamente importante, porque possibilita conhecermos os seus anseios e preocupações. A Promotoria de Justiça tem realizado um bom trabalho em Alta Floresta”, ressaltou o corregedor-geral do MP, Edmilson da Costa Pereira.

Somente em 2008, a Promotoria de Justiça de Alta Floresta ofereceu 204 denúncias. Os crimes de maior incidência foram contra o patrimônio (94 denúncias), estatuto de desarmamento (34), crimes contra a vida (20), tráfico de entorpecentes (10) e violência doméstica (9). Além disso, a Promotoria realizou 1.510 manifestações processuais na área cível e 694 na área criminal.

Para o corregedor-geral, as audiências fazem parte de uma série que está sendo promovida com o objetivo de informar à população sobre a atuação do Ministério Público. “Além da apresentação das atividades realizadas nessas áreas, a população tem a oportunidade de dar sugestões, fazer críticas ou questionamentos sobre o trabalho desenvolvido pela instituição no Estado”.

Durante o evento, o coordenador da Promotoria de Justiça de Alta Floresta, promotor Marcelo Caetano Vachiano, destacou a realização de campanhas institucionais, promovidas no município. “Combate às queimadas, acessibilidade, cidadania, corrupção, trabalho escravo e meio ambiente foram algumas das campanhas realizadas pelo MP em 2008”, informou.

O promotor ressaltou ainda, as audiências e os acordos firmados que possibilitaram a melhoria de serviços e doação de equipamentos, principalmente na área de saúde. “Um exemplo disso é o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que o MP firmou com o Estado e que garantiu UTI móvel e equipamentos para o Hospital Municipal”.

Por meio do trabalho do MP, a cidade também ganhou um avião como patrimônio histórico. A aeronave Douglas DC-3 foi doada pelos proprietários, após o pedido do MP e restaurada, por meio de parceria com a Prefeitura Municipal. “Quando soube que o avião seria doado ao Museu da TAM, em Marília (SP), entrei em contato com os proprietários, que fizeram a doação da aeronave ao município”, explicou o promotor.

Outra ação implantada pelo MP no município, foi o projeto Ficai (Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente, Indisciplinado e Infrator). “O projeto foi implantado em julho de 2007, em conjunto com município e estado, e atende os casos de infrequência, evasão escolar, indisciplina e atos infracionais”, disse o promotor de Justiça Henrique Schneider Neto, durante a apresentação.

Após a audiência, o titular da Procuradoria Especializada da Infância e Juventude, procurador de Justiça Paulo Prado, apresentou uma palestra à população sobre a campanha de combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. O procurador de Justiça discursou sobre as formas existentes de abuso sexual e de que maneira a sociedade pode ajudar a reduzir o alto índice de casos registrados.

“Muitas vezes, as crianças e os adolescentes demonstram o abuso de que foram vítimas em forma de desenhos, sinais e na própria mudança de comportamento. É preciso estarmos atentos para evitarmos que isso continue ocorrendo”, disse ele. A campanha é promovida pelo MP, em parceria com a Assembleia Legislativa, Câmara Municipal de Cuiabá, Centro Universitário Cândido Rondon e Instituto Cuiabano de Educação.

Também participaram da audiência pública a promotora de Justiça de Alta Floresta, Michele Rezende Vilela, o juiz de Direito e diretor do Fórum, Râmice Ibrain Abdala, o presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale di Teles Pires, Orodovaldo Antônio de Miranda, o presidente da Câmara Municipal, Silvino Carlos Pereira, o procurado do Trabalho, Franciso Araújo, entre outras autoridades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...

Dois motociclistas morrem após acidente no Nortão

Paulo Henrique Fonseca, de 34 anos, e Flávio Vieira...
PUBLICIDADE