Sinop passará a ter um Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. A criação do conselho foi aprovada pelo legislativo e a lei foi sancionada pelo prefeito Nilson Leitão, no último dia 31. Entre as diversas funções do novo conselho, está a formulação e aprovação da política de desenvolvimento urbano e meio ambiente do município e o acompanhamento na execução de projetos.
Os integrantes, que serão indicados pelas entidades participantes, também poderão estabelecer normas e padrões de proteção, conservação e melhorias no desenvolvimento da cidade, e quais as atividades que possam produzir alteração adversa ao meio ambiente, dentro do perímetro urbano, bem como a definição de áreas prioritárias de ação governamental, visando a melhoria da qualidade ambiental e o equilíbrio ecológico.
O conselho será formado por representantes de Ongs, universidades, secretarias municipais de Infra-estrutura, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Saúde, Agricultura, Indústria Comércio e Turismo, e também Câmara Municipal, Ibama, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte (Sindusmad), Associação dos Engenheiros do Norte (AENOR), Codenorte e Ordem dos Advogados do Brasil (AOB).
A partir de agora, devem iniciar os trabalhos para a implantação do conselho.