Uma fiscalização do Conselho Regional de Farmácia (CRF) de Mato Grosso e da Vigilância Sanitária Estadual resultou no fechamento de duas farmácias em Sinop, na sexta-feira, que estavam funcionando de forma irregular e oferecendo riscos para a população. Dentre as irregularidades, não tinham responsáveis técnicos.
As farmácias fechadas não tiveram nomes divulgados. O CRF fez inspeção, encaminhou o caso à Vigilância Sanitária e ao Ministério Público. “Foi o MP de Sinop quem determinou o fechamento por falta de responsável técnico e do alvará de vigilância sanitária”, explicou, ao Só Notícias, o vice-presidente do CRF, José Ricardo Amadio
As farmácias foram autuadas e acabam sendo multadas. Para o vice-presidente do conselho, a falta de um responsável técnico pode resultar na medicação errada dos clientes, além da falta de orientação para o uso correto dos medicamentos. “Os donos só poderão abrir as farmácias novamente após atenderem todas as exigências e serem submetidas a nova vistoria da vigilância e CRF”, acrescentou.