PUBLICIDADE

Cresce número de queimadas florestais em Mato Grosso

PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe) divulgou, hoje, os números de incêndios florestais no país. De 1º de janeiro a 28 deste mês, Mato Grosso disparou na frente dos demais estados brasileiros com 6.574 focos captados por satélite. Este número é 32% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado (4.986).

Roraima, que ocupa a segunda posição negativa no ranking de queimadas rurais, provocou 3.161 focos, ou seja, menos da metade que Mato Grosso.

O Corpo de Bombeiros, que só tem subsedes em 18 cidades das 141 mato-grossenses, está tendo que colocar em campo cerca de 250 servidores. De acordo com o que o coordenador do Batalhão de Emergências Ambientais, tenente coronel Paulo Barroso, costumeiramente a corporação chega a esse limite somente de agosto a outubro, período crítico para queimadas.

Além das 18 subsedes, mais oito cidades contam com brigadas municipais mistas, formadas por dois bombeiros militares e seis brigadistas. As demais 115 cidades são atendidas, se possível ,por uma equipe móvel, que se desloca em uma caminhonete, cabine dupla, com quatro bombeiros militares e equipamentos anti-incêndio. “Da parte do Corpo de Bombeiros, é humanamente impossível combater esses focos, que são quase sempre em locais distantes”.

Segundo ele, a maioria desses focos são de fogo intencional para abrir pasto ou área de plantio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE