A inspetoria do CREA – Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – inicia suas atividades em Nova Mutum no início de outubro. A confirmação foi feita ontem, durante visita do chefe de gabinete do CREA, Jesse Rodrigues Barros. A implantação da autarquia federal é resultado de uma parceria estabelecida com a prefeitura.
O convênio foi assinado em agosto. Coube a prefeitura a disponibilização do espaço físico, funcionária atendente e o próprio encaminhamento do convênio. O CREA vai oferecer o mobiliário, o fiscal, que atuava em Diamantino e está sendo transferido, além de uma moto que será utilizada nos trabalhos de fiscalização. “Estimamos que até o final do mês esteja tudo providenciado”, explicou Jesse.
O CREA vai fazer a fiscalização do exercício profissional dentro de todas as atividades profissionais que compõe o sistema, ou seja, engenheiros, arquitetos, agrônomos, geógrafos, agrimensores, além de técnicos das respectivas áreas.
Para o arquiteto Luiz Alberto Castilhos, a vinda da unidade para Nova Mutum vai fortalecer o exercício profissional. “Todas as atividades que forem realizadas no município, ligadas ao CREA, vão ter um respaldo muito maior, pois teremos a fiscalização e inspetoria aqui. Até então éramos ligados a Diamantino”, disse. A comunidade também terá respaldo, pois poderá denunciar obras que estiverem sendo executados de forma irregular.
Com a vinda do CREA, o Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da prefeitura vai ter um aliado no processo de fiscalização das obras em execução no município. Hoje, para construir é necessário seguir procedimentos técnicos e burocráticos, mas apesar disso ser de conhecimento popular, muitas obras ainda começam ser edificadas sem atender as exigências legais.
O CREA atenderá no mesmo prédio onde hoje se encontra a Defensoria Pública e a Assessoria Pedagógica do Estado.