PUBLICIDADE

Corregedoria lança campanha contra violência sexual em MT

PUBLICIDADE

A Corregedoria Geral da Justiça, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) promove, na segunda-feira (19), o Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e lança a Campanha anual “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes”. A solenidade ocorrerá às 14h, no fórum da capital. Todos os responsáveis que compõe a Rede de Atendimento e Proteção às crianças e adolescentes participarão. Na oportunidade será apresentado o Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

A programação desenvolvida pela Rede de Proteção prevê ações como panfletagens, afixação de cartazes, palestras em escolas das redes públicas, municipal e estadual, além de abordagens de conscientização em locais públicos, como o aeroporto e as rodoviárias. As ações serão constantes com ênfase no mês de maio e durante a Copa do Mundo, período que terá ampla programação. O objetivo é evitar ao máximo que os crimes sejam cometidos no âmbito de Mato Grosso.

Durante o lançamento da campanha, kits compostos por material esclarecedor sobre doenças sexualmente transmissíveis, exploração sexual e prevenção às drogas serão entregues. Outros kits com camisetas e coletânea de leis serão sorteados entre os cerca de 450 participantes.

A preparação para ações maiores está sendo conduzida pela Coordenadoria. A Oficina CIJ na Copa do Mundo sensibilizará a população sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes com foco nos eventos da Copa do Mundo. Agentes da infância, conselheiros tutelares, equipes do Creas e Conselhos de Direitos participarão da capacitação para o aprimoramento dos serviços prestados no combate aos crimes. A oficina ocorrerá na Escola dos Servidores do Poder Judiciário.

As ações também serão desenvolvidas pelos parceiros, dentre eles: O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (Cmdca), Conselho Estadual de Combate ao Tráfico de Pessoas (Cetrap), Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedeca) e o Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro (Pair) também são parceiros.

A campanha pretende a sensibilização da sociedade. Folders, cartazes, cartilhas e coletânea de leis fazem parte do material que vem sendo enviado às comarcas de Mato Grosso, Secretaria de Educação do Estado, Secretaria de Promoção Social, Conselhos Tutelares e Centros de Referências Especializados em Assistência Social (Creas).

Governo e empresas são convidados a conhecer a problemática e a assumir a sua responsabilidade diante dos abusos praticados contra as crianças e adolescentes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mulher morre ao sofrer descarga elétrica em máquina de descascar alho em MT

Marli Zulske, 49 anos, morreu após sofrer uma descarga...

Sinop passa a integrar monitoramento internacional de biodiversidade

O município de Sinop passou a integrar, este ano,...

STF mantém regra que reduz aposentadorias por invalidez

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, hoje, em Brasília,...
PUBLICIDADE