sexta-feira, 26/abril/2024
PUBLICIDADE

Corpo de Bombeiros Sorriso prepara estratégias para período de seca

PUBLICIDADE

O período da seca marca uma época crítica do ano em que muitas queimadas são registradas, tanto nas áreas florestais quanto na área urbana em terrenos baldios. Com o objetivo de conscientizar a população quanto aos riscos que atear fogo em matagais, o Corpo de Bombeiros de Sorriso está preparando estratégias para a prevenção e combate às queimadas.

“Estamos trabalhando em dois sistemas. No primeiro temos como meta conscientizar a sociedade sobre como se prevenir das queimadas e no segundo estamos fazendo o combate aos focos de incêndios nas florestas e na cidade, já que esta época do ano é bastante crítica nesse aspecto”, disse, ao Só Notícias, o comandante do Batalhão do Corpo de Bombeiros de Sorriso, major Marcio Paulo da Silva.

Segundo ele, os militares estão dando maior atenção aos maiores focos de incêndios e àqueles que oferecem mais riscos à população. “Como nós ainda não temos equipamentos e efetivo suficiente para suprir a necessidade do município, temos que dividir as ocorrências e atender aquelas mais graves”, salientou.

Major Paulo informou, ainda, que já fez um pedido a Prefeitura de Sorriso para que sejam treinados brigadistas que possam auxiliar no atendimento das ocorrências. A necessidade para este período de seca é de cerca de 12 voluntários. “Todos receberiam um curso de 52 horas. Entre os 12, 3 seriam motoristas e outro reforço que também pedi a administração foi a disponibilização de um carro pipa”, afirma.

Além dos atendimentos em Sorriso, o batalhão auxilia no combate à incêndios de mais 6 municípios sendo Vera, Lucas do Rio Verde, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá e Nova Ubiratã. “Nós fazemos a proposta às prefeituras para que brigadistas sejam treinados e trabalhem em sistema de plantões. Mas para atender as ocorrências desses municípios é necessário, ainda, que um carro pipa e um telefone de emergência seja instalado para acionar esse veículo. Até o momento, o projeto está sendo colocado em prática em Sorriso e preparado em Lucas do Rio Verde”, confirmou o major.

Só Notícias apurou que nos primeiros 17 dias de trabalho dos bombeiros no município, foram registradas 13 ocorrências de incêndios e desde então uma média de uma por dia continua sendo registrada. Em 2004 das 5 cidades que mais registraram queimadas em Mato Grosso, duas fazem parte da jurisdição do Corpo de Bombeiros de Sorriso, Ipiranga do Norte e Itanhangá. Esta foi a que mais teve focos em todo o Estado.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Secretaria de Desenvolvimento em Sinop passa a funcionar em nova sede

A secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico mudou de local...

Incêndio atinge secador de grãos em Sorriso

As câmaras de um secador de grãos foram parcialmente...

Confirmados shows de Zé Neto e Cristiano, Luan Santana e Hugo e Guilherme na Expolucas

A diretoria da Expolucas confirmou, esta semana, os shows...

Morre cantor Anderson, do Molejo, aos 51 anos

O cantor Anderson Leonaro, do Molejo, faleceu, no final...
PUBLICIDADE