PUBLICIDADE

Corpo de Bombeiros antecipa planos de ações de combate às queimadas em Sorriso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Kelvin Ramirez com Lucas Torres, de Sorriso (foto: Só Notícias)

O tenente do Corpo de Bombeiros de Sorriso, Daniel Alves, informou, hoje, que iniciaram os preparativos para ações de combate ao crime ambiental de incêndios florestais no município com a aproximação do período de seca na região. Recentemente, o governador Mauro Mendes anunciou o plano estadual de combate aos incêndios florestais, onde autoriza a contratação temporária de brigadistas.

“Esse decreto foi assinado no dia 13 de abril, visando que a comparação dos focos de calor dos últimos 10 anos teve um aumento de 16%. Para se precaver esse ano a questão de incêndio e das queimadas florestais os órgãos competentes como a secretaria estadual do Meio Ambiente e a secretaria de Segurança Pública junto com o Corpo de Bombeiros está se antecipando antes do período de estiagem do mês de julho para fazer ações preventivas para poder se preparar para essa temporada”, explicou.

Cerca de 180 brigadistas temporários serão contratados para esse período no Estado, onde ainda será realizado a divisão dos profissionais. “No primeiro artigo do decreto visa declarar o estado de emergência ambiental para nosso estado. O segundo artigo pensando nas ações de prevenção o governador autoriza a contratação de brigadistas temporários. Então teremos um número maior de pessoas ajudando no combate a incêndios florestais. No terceiro já antecipa e prorroga o uso e incentivo do fogo”.

O decreto ainda aponta que a lei de proibição do uso e incentivo do fogo foi antecipada para o dia 1º de julho, com o encerramento no dia 30 de outubro. “São ações que estão sendo tomadas com o intuito de se preparar para a temporada de incêndios florestais. Podem tomar multas e se pegas em flagrantes e pode responder de 6 meses a 2 anos de detenção”, finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE