terça-feira, 17/fevereiro/2026
PUBLICIDADE

Coordenadoria da Infância e Juventude é estruturada em MT

PUBLICIDADE

A Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Poder Judiciário de Mato Grosso já tem sala própria. A nova estrutura está localizada próxima à Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ), a quem é diretamente vinculada. A estruturação é uma exigência contida na Portaria nº 66/CGJ, que previa o compartilhamento com a Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja).

“Essa é mais uma conquista da Corregedoria. O setor ganha independência e vai ajudar na interligação da rede de proteção, além de auxiliar no planejamento e supervisionar os trabalhos desenvolvidos pelas Varas da Infância e Juventude do Estado. A partir de 2014 desenvolveremos ações sistemáticas para melhorarmos cada vez mais os trabalhos junto às crianças e adolescentes de Mato Grosso”, disse o juiz coordenador, José Antônio Bezerra Filho.

Os servidores administrativos da CIJ explicam algumas ferramentas e atividades que passam a ser estruturadas e exercidas, como o Sistema Nacional de Acompanhamento de Medidas Socioeducativas (Sipia/Sinase). Além de promover a integração dos operadores do Sistema de Garantias de Direitos, o que resulta em proteção e acolhimento integral, e gerar estatísticas e conhecimento maior sobre os usuários do sistema, por ele será possível acessar o histórico familiar e de ocorrências do menor que possa ter passado em qualquer Estado da Federação.

“Estamos no momento de registrar todas as Varas da Infância e Juventude do Estado. Nosso objetivo é ter catalogados todos os processos que envolvam menores em conflito com a lei até o final de 2014. Para se ter uma ideia, esse sistema comunica o vencimento do prazo de medidas provisórias”, ressaltou Débora Regina Tavares, que ainda anunciou a realização de um seminário estadual nos dias 10 e 11 de março do ano que vem para a estruturação do Sipia/Sinase, que terá um gestor por comarca.

Tiago Perussi explicou alguns dos produtos a serem desenvolvidos pela CIJ, como o Programa Judiciário Fortalecendo a Rede, que pretende alimentar com informações os parceiros componentes da rede de proteção (prefeituras, conselhos tutelares, Creas, delegacias especializadas, PM, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros), e a Oficina de Combate à Violência Sexual Infantil, que pretende combater o crime durante a Copa do Mundo. “Outra grande preocupação é fazer com que os menores tenham condições de serem reinseridos na sociedade, para isso trabalharemos junto aos parceiros para a manutenção de cursos profissionalizantes”.

Funções – Entre as principais funções da CIJ estão a elaboração de sugestões para o aprimoramento da estrutura do Judiciário da área da infância e da juventude; planejamento, supervisão e orientação, no plano administrativo, do funcionamento e das diretrizes das Varas da Infância e Juventude, fornecendo suporte aos magistrados, aos servidores e às equipes multiprofissionais visando melhorar a prestação jurisdicional.

Deve ainda realizar estudo para reestruturação das varas com competência em infância e juventude, propondo quadro de servidores, estrutura física, sistemas informatizados e equipamentos, bem como eventual criação de varas; e celebrar parcerias com entidades públicas e privadas, universidades e instituições de ensino fundamental, médio e técnico-profissionalizante.

Estão previstas ainda como suas atribuições colaborar para a formação inicial, continuada e especializada de magistrados e servidores na área; exercer atribuições da gestão estadual dos Cadastros Nacionais da Infância e Juventude; promover seminários e encontros para a discussão das atividades e rotinas; estabelecer diretrizes e ações para garantia da execução das medidas de meio aberto, da internação e de semiliberdade; assegurar a execução das medidas de proteção de acolhimento institucional e familiar, e mobilizar a sociedade civil para a causa infanto-juvenil.

COMPARTILHE:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Projetos educacionais de Lucas do Rio Verde são selecionados em prêmio estadual

Iniciativas que nasceram dentro das salas de aula de...

Colisão entre duas motos em avenida de Sinop deixa uma pessoa ferida

A colisão envolvendo uma Honda Biz vermelha e uma...

Carro sai da BR-163 entre Sinop e Sorriso

Um acidente do tipo saída de pista foi registrado...
PUBLICIDADE