PUBLICIDADE

Coordenador do Gefron explica repreensão de drogas em MT

PUBLICIDADE

No segundo dia de debates do 1º Fórum Regional Sobre Drogas Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá, o coordenador do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), tenente-coronel PM Antônio Mário Ibanez Filho, foi um dos palestrantes que falou sobre a redução da oferta e repressão de entorpecentes, um fenômeno que vem causando inquietação a toda população mato-grossense.

Para ele, a melhor maneira de reduzir a oferta é investindo em conhecimento e cultura. "A educação escolar e familiar é o melhor caminho para que a pessoa entenda o prejuízo que a droga traz para a vida. Se conseguirmos passar esse entendimento para as crianças desde cedo iremos reduzir em um curto espaço de tempo a procura por entorpecentes. Se não existe demanda, não existirá oferta", salientou Ibanez.

Diariamente, diversos veículos, motos, ônibus trafegam entre o Brasil e a Bolívia, passando por Mato Grosso, e são fiscalizados nas barreiras fixas do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), como o Posto do Limão, Avião Caído, Vila Cardoso e Matão, estruturas montadas pela Segurança Pública do Estado para impedir a entrada de produtos ilícitos principalmente entorpecentes no País, por meio dos 983 quilômetros de fronteira seca e alagada que separam o território brasileiro da Bolívia.

"A repressão tem que andar junto com a redução da oferta. O Gefron atua dia e noite evitando que a droga entre em nosso país. Mas, se acontecer de a droga entrar no País temos que ter ações repressivas principalmente nas cidades evitando com que o traficante, por exemplo, tenha acesso às escolas oferecendo entorpecentes para os alunos", explicou o coordenador.

O 1º Fórum Regional Sobre Drogas é uma parceria entre Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) que tem como objetivo contribuir para a construção do Plano Estadual da Política sobre Drogas (Pead). O evento acontece no município de Poconé até esta sexta-feira (6).

De acordo com o planejamento das ações, o enfrentamento às drogas em Mato Grosso deverá ocorrer de maneira conjunta entre Estado, municípios e sociedade. Os Fóruns Regionais subsidiarão um diagnóstico da realidade mato-grossense possibilitando a construção de uma política sobre drogas adequada ao Estado e realinhada à Política Nacional sobre Drogas.

O planejamento adotado para a realização dos Fóruns se equipara ao estabelecido pelo Programa MT Regional que divide o Estado em 15 regiões ou Consórcios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão colidem na 163 em Sorriso; um ferido

O acidente envolvendo um Iveco Daily 3510 branco e...

Detran-MT registra em 6 anos mais de 1 mil operações contra infrações no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito realizou, desde o início...
PUBLICIDADE