PUBLICIDADE

Coordenador do Gefron explica repreensão de drogas em MT

PUBLICIDADE

No segundo dia de debates do 1º Fórum Regional Sobre Drogas Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Cuiabá, o coordenador do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), tenente-coronel PM Antônio Mário Ibanez Filho, foi um dos palestrantes que falou sobre a redução da oferta e repressão de entorpecentes, um fenômeno que vem causando inquietação a toda população mato-grossense.

Para ele, a melhor maneira de reduzir a oferta é investindo em conhecimento e cultura. "A educação escolar e familiar é o melhor caminho para que a pessoa entenda o prejuízo que a droga traz para a vida. Se conseguirmos passar esse entendimento para as crianças desde cedo iremos reduzir em um curto espaço de tempo a procura por entorpecentes. Se não existe demanda, não existirá oferta", salientou Ibanez.

Diariamente, diversos veículos, motos, ônibus trafegam entre o Brasil e a Bolívia, passando por Mato Grosso, e são fiscalizados nas barreiras fixas do Grupo Especial de Segurança de Fronteira (Gefron), como o Posto do Limão, Avião Caído, Vila Cardoso e Matão, estruturas montadas pela Segurança Pública do Estado para impedir a entrada de produtos ilícitos principalmente entorpecentes no País, por meio dos 983 quilômetros de fronteira seca e alagada que separam o território brasileiro da Bolívia.

"A repressão tem que andar junto com a redução da oferta. O Gefron atua dia e noite evitando que a droga entre em nosso país. Mas, se acontecer de a droga entrar no País temos que ter ações repressivas principalmente nas cidades evitando com que o traficante, por exemplo, tenha acesso às escolas oferecendo entorpecentes para os alunos", explicou o coordenador.

O 1º Fórum Regional Sobre Drogas é uma parceria entre Secretaria de Segurança Pública (Sesp) e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) que tem como objetivo contribuir para a construção do Plano Estadual da Política sobre Drogas (Pead). O evento acontece no município de Poconé até esta sexta-feira (6).

De acordo com o planejamento das ações, o enfrentamento às drogas em Mato Grosso deverá ocorrer de maneira conjunta entre Estado, municípios e sociedade. Os Fóruns Regionais subsidiarão um diagnóstico da realidade mato-grossense possibilitando a construção de uma política sobre drogas adequada ao Estado e realinhada à Política Nacional sobre Drogas.

O planejamento adotado para a realização dos Fóruns se equipara ao estabelecido pelo Programa MT Regional que divide o Estado em 15 regiões ou Consórcios.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre motos deixa mulher ferida em Sinop

Um acidente entre duas motos na Estrada Adalgisa deixou...

Ministério Público instaura inquérito para apurar riscos na Usina Hidrelétrica de Colíder

O Ministério Público, por meio das Promotorias de Justiça...

Projeto Diálogos Possíveis do MP será em Sinop e Alta Floresta

O projeto Diálogos Possíveis estará nas sedes das Promotorias...

Encontro de carros antigos em Tabaporã será em setembro

A 1a edição do encontro de carros antigos em...
PUBLICIDADE