PUBLICIDADE

Cooperativa criada com apoio do MPT ficará encarregada da coleta seletiva em Cuiabá

PUBLICIDADE

Com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e do Ministério Público Estadual (MPE), e sob a condução de representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), os trabalhadores do lixão de Cuiabá aprovaram o estatuto da Cooperativa de Trabalho União de Catadores de Materiais Recicláveis de Cuiabá (COOPUNIÃO) e elegeram a diretoria da entidade, que ficará responsável pela coleta seletiva do município.

Segundo o promotor de Justiça Gerson Barbosa, está em fase de assinatura um convênio entre o município e a Arca Multincubadora, que tem por objetivo, nesse primeiro momento, dar apoio aos catadores, por meio de assessoramento técnico, jurídico, financeiro, contábil e de gestão, para viabilizar as atividades de coleta, transporte, triagem, armazenamento, processamento, destinação final adequada e comercialização de materiais recicláveis, reutilizáveis e orgânicos. A ideia é também integrá-los à Rede de Catadores de Materiais Recicláveis de Mato Grosso (Rede Catamato).

O convênio será acompanhado pelo Fórum de Lixo e Cidadania de Mato Grosso e pelo Ministério Público Estadual, por intermédio da 17ª Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística e do Patrimônio Cultural de Cuiabá.

Tendo em vista o iminente fechamento do lixão de Cuiabá, em cumprimento ao que determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305/10, os trabalhadores utilização temporariamente um barracão localizado na parte administrativa do aterro, longe de onde ocorre a disposição final. O local já foi limpo e passará por algumas melhorias para que possa receber os catadores.

Para a procuradora do Trabalho Marcela Monteiro Dória, que acompanha, há anos, a luta dos catadores de Mato Grosso, o momento é de comemorar o avanço, mas também continuar lutando para que os direitos dos trabalhadores sejam realmente respeitados. “A retirada dos catadores do lixão com o oferecimento de local mais digno para o trabalho é apenas um primeiro passo no cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que determina que o Município deverá prestar todo o apoio técnico e operacional para que as cooperativas e associações de catadores assumam a gerência do processo de coleta seletiva no municipal, beneficiando, assim, a comunidade e o meio ambiente”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Peão morre após ser pisoteado por boi em rodeio no Nortão

José Thaysson Medeiros da Silva, de 21 anos, faleceu...

Dois morrem após carretas colidirem e pegarem fogo em rodovia de Mato Grosso

Dois condutores, de idades não informadas, foram encontrados sem...

Apostas de Mato Grosso ganham mais R$ 52 mil na loteria

Uma aposta de Santo Afonso (257 km de Cuiabá)...
PUBLICIDADE