PUBLICIDADE

Convênio garante construção de cadeia pública no Estado

PUBLICIDADE

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen) vai destinar para Mato Grosso, por meio de um convênio com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) R$ 4,5 milhões para construção de uma cadeia pública com capacidade de 396 vagas, para abrigar presos provisórios que estejam em delegacias de polícia. Além disso, mais R$ 750 mil serão destinados para construção de um módulo creche/berçário na Penitenciária Feminina de Cuiabá – Ana Maria do Couto May.

De acordo com o secretário adjunto de Justiça, tenente-coronel PM Wilquerson Felizado Sandes, esse centro de detenção provisório previsto pelo convênio, será construído em Barra do Garças e foge aos padrões convencionais já que terá controle aéreo. "Esse projeto foi desenvolvido em Mato Grosso e já tem servido de referencia para todo Brasil, onde o sistema de trancas das selas é feito pelos agentes penitenciários do andar de cima das celas, evitando que ele tenha qualquer tipo de contato com o preso".

O secretário explica também que esse novo modelo de centro de detenção traz cinco vantagens sobre as demais unidades. "Eles são mais arejados, mais iluminados, o contato entre os presos e os agentes é evitando tornando o ambiente mais seguro para os funcionários, e para os detentos. Além disso, a unidade possui também centros de saúde e escola".

A outra verba que o Depen destinará para Mato Grosso servirá para adaptar um espaço dentro do Presídio Feminino Ana Maria do Couto May para que as mulheres com crianças pequenas possam ter um local mais salutar para ficar com seus filhos. "A preocupação é que essas crianças em momento algum se sintam atrás das grades, presas, até porque elas na estão. Esse espaço terá todo um contexto pedagógico e decoração infantil. Atualmente temos naquela unidade 30 reeducandas com crianças e seis grávidas".

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Jovem morre em violenta colisão de moto com poste em Mato Grosso

Luiz Eduardo Felizati Silva Santos, de 19 anos, morreu...

Apostador em Mato Grosso ganha prêmio na Quina

A aposta de Tangará da Serra (253 km de...

Mulher é socorrida em estado gravíssimo após acidente entre motos em Sinop

O acidente entre duas motocicletas foi registrado, há pouco,...

Homem de 86 anos morre após colisão entre carro e moto em Mato Grosso

Alfredo Santos de Souza, de 86 anos, morreu após...
PUBLICIDADE