PUBLICIDADE

Convênio entre Justiça de MT e Detran agilizará averbação de penhora e outros processos

PUBLICIDADE

O Tribunal de Justiça deverá firmar convênio com o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran) com intuito de ter acesso ao banco de dados da instituição, onde será possível encontrar informações atualizadas – como endereço e fotografia – de réus ou testemunhas de processos judiciais. O corregedor geral da Justiça, desembargador Orlando de Almeida Perri, recebeu no final da tarde dessa terça-feira, representantes Detran para discutir os principais pontos que serão incluídos no convênio que será firmado entre as instituições, dentro de 30 dias.

“A proposta é viável na medida em que vamos obter informações preciosas para os magistrados. Estamos acertando os detalhes técnicos e daqui a um mês deveremos assinar o convênio”, destacou o desembargador Orlando de Almeida Perri.

Um dos pontos discutidos foi a possibilidade de que os magistrados façam a averbação da penhora de um veículo de maneira on line. Outro benefício do convênio é que no caso de a Justiça cassar a carteira de um determinado réu, a comunicação ao Detran seja feita automaticamente por meio do sistema informatizado.

O diretor de habilitação do Detran, André de Paiva, explicou que o departamento busca estreitar laços com o Judiciário para tornar mais céleres determinados procedimentos, como a averbação da distribuição de ação de execução no cadastro do executado. “No exato momento em que o veículo for penhorado, será colocada restrição no banco de dados do Detran. Além disso, temos uma série de outras informações que podem auxiliar a Justiça”, informou.

Outro assunto em pauta na reunião, que contou com a presença do assessor especial da Presidência do Detran, Francisval Mendes, foi a abertura do debate sobre a legitimidade da cobrança de multa no licenciamento ou transferência do veículo. “Queremos um debate claro e aberto sobre esse assunto, pois essa é uma questão de fundamental importância para a redução do índice de acidentes em nosso Estado e precisamos melhorar nosso fator repressivo”, disse Paiva. O corregedor se mostrou favorável ao debate, que deverá ser realizado num seminário ainda sem data definida.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Festival cultural “Vozes que Brilham” começa nesta sexta em Nova Mutum

O Festival Cultural "Vozes que Brilham" será realizado nesta...

Mulher morre após carro sair de pista e atingir árvore em MT; quatro feridos

O acidente de trânsito envolvendo um Ford Fiesta ocorreu...

Jovem que morreu afogado em Sinop será sepultado em Itaúba

O corpo de Renan Marcos Magalhães Gomes, de 21...
PUBLICIDADE