PUBLICIDADE

Controladoria define diretrizes do plano de auditoria e controle para 2016-2017

PUBLICIDADE

Após a apresentação ao governador Pedro Taques das metas da Controladoria Geral do Estado (CGE-MT) para 2016-2017, o secretário-controlador geral, Ciro Rodolpho Gonçalves, reuniu nesta semana a secretária-adjunta de Auditoria, Kristianne Marques Dias, e os superintendentes para definir as diretrizes que vão nortear a elaboração do plano de ações da área de auditoria e controle no biênio. O planejamento será preparado em fevereiro deste ano para começar a ser executado em março.

As diretrizes do plano de atividades têm como base informações de pré-auditoria (diagnóstico dos pontos críticos de controle), critérios de materialidade (valor financeiro), risco, relevância e oportunidade, bem como o planejamento estratégico do órgão para 2015-2019, visando atuação direcionada e contextualizada ao momento social e econômico do Estado.

Uma das frentes de trabalho será a orientação dos servidores públicos estaduais e a prevenção de impropriedades na gestão dos recursos públicos. Para tanto, a CGE vai definir calendário de capacitações em conjunto com a Secretaria de Estado de Gestão (Seges) para que os auditores do Estado multipliquem seus conhecimentos em aulas a serem ministradas na Escola de Governo.

“A experiência nos mostra que recuperar eventual prejuízo de dinheiro público não é tarefa fácil. Por isso, a atuação orientativa e preventiva é a grande oportunidade de se evitar erros e falhas e, consequentemente, prejuízos ao erário”, observa Ciro.

Outra diretriz é a análise e acompanhamento das obras da Copa do Mundo objetos dos termos de ajustamento de gestão firmados com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). Também como frentes de atuação estão trabalhos nas áreas de infraestrutura, educação e saúde.

Também serão planejadas pós-auditorias para acompanhamento dos planos de providências elaborados pelas secretarias e entidades a fim de melhorar os controles e corrigir irregularidades apontadas nas auditorias executadas pela CGE em 2015. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Médica e influenciadora que morreu de câncer será sepultada em Sorriso

A médica Patrícia Keller, de 27 anos, que também...

Atendentes do CIOSP em MT entram em greve e terá efetivo reduzido; secretaria se manifesta

Trabalhadores da empresa responsável pelos atendimentos telefônicos emergenciais da...

Maior temperatura média de Mato Grosso no mês passado foi registrada em Sinop, aponta Inmet

Dados do boletim agroclimatológico do Instituto Nacional de Metereologia...
PUBLICIDADE