PUBLICIDADE

Contribuinte tem até o dia 30 para destinar 3% do IR para Fundo da Infância em MT

PUBLICIDADE

O prazo para os mato-grossenses que desejarem destinar 3% do Imposto de Renda para o Fundo da Infância (FIA) termina em 30 de abril. A contribuição vai ajudar a criar ações para coibir a violência contra o público infantil. De acordo com o presidente do Conselho Estadual da Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente (Cedca), Annelyse Cândido, além dos 20% que todo contribuinte tem direito de abater no ato da declaração anual do Imposto de Renda é legal destinar 3% desse valor para o FIA. Para ter direito à isenção basta que o contribuinte selecione no sistema da declaração a ficha específica sobre a doação.

O secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda, afirma que esta é uma oportunidade única de todos contribuírem diretamente para melhorar a qualidade de vida da criança e do adolescente. “Essa é a chance de fazer esses recursos ficarem aqui, auxiliando quem tanto necessita”.

O ato da destinação, apesar de simples, ainda não é muito conhecido pela população, conforme destaca a primeira-dama de Mato Grosso e coordenadora do Núcleo de Ações Voluntárias, Samira Martins. “Infelizmente muita gente não sabe que essa opção existe e isso pode mudar a vida de muitas crianças e adolescentes”.

A campanha é uma realização do Cedca-MT em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), Associação das Primeiras Damas de Mato Grosso, Núcleo de Ações Voluntárias, Prefeituras e Receita Federal.

O período para declaração do imposto de renda vai até 30 de abril e todo contribuinte tem direito de destinar os 3% para o Fundo da Infância, bastando indicar no ato a destinação. A presidente do CRC-MT, Sílvia Cavalcante, solicita a todos os contabilistas de Mato Grosso a participarem efetivamente da campanha informando a existência da opção.

“Sejam multiplicadores dessa campanha para que o FIA se fortaleça. Esse é o apelo que fazemos. Vamos levar para dentro das empresas e de nossos escritórios essa possibilidade”.

O Fundo da Infância e Adolescência é gerido pelo Cedca e fiscalizado pelo Tribunal de Contas, Controladoria Geral do Estado e pelo Ministério Público de Mato Grosso, como forma de transparência das doações recebidas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Universidade Federal de Mato Grosso discute criação de novo campus

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recebeu hoje uma...

Idosa dada como morta consegue reativar benefício previdenciário em Mato Grosso

Uma aposentada conseguiu reaver seu benefício previdenciário, que havia...

IFMT abre vagas para contratação de professores em Sinop, Lucas e outras cidades

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) abriu processo...

Mutirão da Defensoria em Sinop e mais cidades oferece filiação socioafetiva

A filiação socioafetiva pode ser realizada gratuitamente por pais,...
PUBLICIDADE