PUBLICIDADE

Contran adia de novo instalação do chip antifurto nos veículos novos

PUBLICIDADE

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou mais uma vez a obrigatoriedade da instalação do chip antifurto nos veículos novos. O sistema deveria ter sido implantado em agosto 2009, mas foi adiado para o começo de 2010, depois para julho, e ainda para setembro do ano passado, e agora está previsto para vigorar a partir de janeiro do ano que vem.

A partir de 15 de janeiro, 20% da produção de automóveis, caminhões, ônibus e motos deverá vir de fábrica com o dispositivo. Em março, o percentual passa para 40%, em junho para 70% e em agosto, 100% dos veículos devem ser produzidos com o sistema antifurto.

Segundo o Contran, a mudança foi necessária por causa da complexidade da infraestrutura de telecomunicações necessária para operacionalização do sistema. O órgão informou que as novas datas foram definidas em conjunto com as entidades envolvidas na implantação e operação do sistema.

Segundo a resolução, o equipamento antifurto deverá ser dotado de sistema que possibilite o bloqueio e rastreamento do veículo. Será proibido o registro e o licenciamento dos veículos que não tiverem o sistema.

O equipamento antifurto e o sistema de rastreamento deverão ser previamente homologados pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que será o órgão responsável pela regulamentação da transmissão de dados.

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Colisão entre dois carros em Sinop deixa gestante ferida

Uma colisão entre um Volkswagen Voyage branco e um...

Casa pega fogo em Sinop; vizinhos e bombeiros apagam incêndio

Uma residência no bairro Novo Horizonte pegou fogo hoje...
PUBLICIDADE