Com cerca de 90% das obras concluídas, a construção da trincheira do Km Zero ganhará mais velocidade a partir da próxima semana. O Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande retomará as escavações e executará outras atividades que visam a conclusão da obra de arte especial. As escavações tiveram que ser desaceleradas para a execução dos viadutos, o que dispensou estruturas como as de cimbramento, o que ofereceu mais segurança aos trabalhadores e agilidade no processo.
Os dois viadutos sobre a trincheira, que serão usados como rotatória, já foram concluídos e serão liberados para o tráfego. Para que a nova frente de serviço seja liberada será necessária a implantação da terceira etapa da rota alternativa de trânsito no entorno do Km Zero, o que permitirá o início das escavações em toda a extensão da trincheira, dando ainda mais forma à estrutura que servirá para passagem do VLT e de veículos menores, proporcionando mais fluidez ao trânsito na região.
O projeto de rota alternativa elaborado pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande foi aprovado pela Prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura e da Superintendência de Trânsito e Transportes Urbanos. As ruas que serão usadas no trajeto passaram por avaliação do Consórcio VLT e de técnicos do município. O Consórcio providenciou as placas e faixas de orientação, bem como a sinalização horizontal e vertical que estão sendo colocadas ao longo da rota. Além disso, serão implantados conjuntos semafóricos em três pontos diferentes. Outros vão ser desligados.
O novo desvio implantado na região envolve as avenidas João Ponce de Arruda, Ulisses Pompeu de Campos, 31 de Março, FEB e outras ruas de menor fluxo, o que exigirá atenção redobrada dos motoristas, motociclistas e pedestres. A implantação do desvio será executada em duas etapas para minimizar os impactos e melhor assimilação por parte dos usuários.
Na terça-feira (20) o trânsito será alterado no sentido Cuiabá-Várzea Grande. O motorista que dirige pela avenida da FEB cruzará a via e entrará à esquerda na rua Irmã Elvira (restaurante Racho da Costela). A rua passará a ter sentido único e o motorista se manterá nela até chegar ao canteiro de obras, onde passará pelo viaduto da trincheira para ter acesso à avenida Ulisses Pompeu de Campos. Quem trafega pela 31 de Março em direção ao centro de Várzea Grande também passará pelo viaduto para entrar na Ulisses Pompeu.
O motorista que vai ao aeroporto terá que fazer o retorno próximo da unidade do Departamento de Água de Esgoto (DAE), onde foi feita uma adequação, para ter acesso à rua São Bernardo (que funcionará em sentido úncio) e depois seguir pela avenida Couto Magalhães. Em seguida fará o percurso que já está sendo realizado, entrando na rua Pedro Pedrossian, em seguida na avenida Filinto Müller até chegar ao aeroporto.
A segunda etapa da rota será implantada na quarta-feira (21.08), no sentido oposto. Para quem deseja transitar da região do Aeroporto para Cuiabá, a atenção deverá começar já na avenida João Ponce de Arruda, que teve o número de pistas reduzido. Seguindo pela via, o motorista entrará à esquerda na rua São Caetano (que terá o sentido invertido) para ter acesso à avenida Ulisses Pompeu de Campos, por onde seguirá até entrar no canteiro de obras, passando pelo viaduto sobre a trincheira, para então entrar na avenida 31 de Março, seguindo pela Professora Izabel Pinto em direção à estrada Dr. Paraná, rumo a Cuiabá.
A obra – A trincheira do Km Zero foi a primeira obra de arte iniciada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande, em outubro do ano passado. A trincheira por onde passará o VLT e veículos está sendo construída no entroncamento das avenidas 31 de Março/Ulisses Pompeu de Campos com as avenidas João Ponce de Arruda/FEB, na rotatória do Km Zero e terá 384 metros de extensão. Cerca de 70 homens estão trabalhando nessa obra. Com a liberação total da frente de serviço, as atividades noturnas serão retomadas.