PUBLICIDADE

Consórcio busca entendimento com secretaria para retomada de atendimentos no Hospital Regional de Colíder

PUBLICIDADE

 A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Estado de Saúde, ontem. Estiveram presentes representantes dos seis municípios que formam o Consórcio Regional do Teles Pires (Colíder, Itaúba, Nova Santa Helena, Nova Canaã do Norte, Marcelândia e Nova Guarita), o secretário estadual de Saúde, Luiz Soares, diretor do Hospital Regional, Elizandro de Souza Nascimento, além de coordenadores e também representantes do departamento financeiro da secretaria.

O objetivo foi discutir os pagamentos de médicos e fornecedores. Conforme Só Notícias já informou, os profissionais estão sem receber salários desde outubro do ano passado e, por isso, estão em greve há 20 dias. Só estão sendo atendidos casos de urgência e emergência. Cirurgias eletivas, consultas agendadas e também o pronto atendimento foram suspensos.

Durante a reunião, os representantes dos seis municípios se propuseram a ajudar com o consórcio assumindo a administração do hospital. Porém, para isso, é necessário que o Estado pague as dívidas atrasadas, além da recuperação e aquisição de equipamentos e algumas reformas na estrutura. Se assumir a administração, o consórcio deve receber do Estado o valor estimado de R$ 2,8 milhões por mês para manutenção dos atendimentos básicos. Um dos objetivos é retomar os atendimentos obstétricos que estão suspensos há dez meses, também por problemas com pagamentos.

Os representantes do consórcio não adiantaram se foi feita alguma proposta por parte do Estado ou se teve algum avanço nas negociações, mas disseram que continuam buscando a soluções para os problemas através do diálogo. O Hospital Regional de Colíder atende pacientes de pelo menos seis municípios da região, em sistema de consórcio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE