O Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) dispensou a apresentação do estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental (EIA-Rima) para a duplicação da BR-163/364, entre Rosário Oeste a Rondonópolis. A decisão da entidade foi por unanimidade do pleno e publicada no Diário Oficial do Estado que circula hoje. De acordo com a portaria, o trecho em questão tem 283 quilômetros.
O projeto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) compreende a construção de uma nova pista com duas faixas de rolamento, com 3,6 metros de largura e acostamento de três metros. Após a construção da nova pista, a antiga será totalmente restaurada e alargada, adequando-se aos padrões da nova via.
No ano passado, o ex-ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, veio a Mato Grosso, e anunciou a duplicação de um trecho de 45,9 quilômetros com investimentos de R$ 227 milhões, entre Rosário Oeste e Posto Gil. Ao todo, entre Rondonópolis até o Posto Gil, o investimento está orçado em R$ 1,2 bilhão e compreenderá um trecho de aproximadamente 400 quilômetros.