A primeira reunião do Conselho Municipal de Lucas do Rio Verde foi realizada, esta manhã, na sede da prefeitura. Na ocasião, foram apresentadas a estruturação, competências e composição da entidade. “Este conselho chega para ser um órgão permanente e trabalhar de maneira consultiva e propositiva, com representantes da sociedade civil e do poder público, sendo componentes da estrutura administrativa do Poder Executivo, constituindo-se assim, parte integrante da gestão urbana do município e do sistema nacional de políticas urbanas”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Nunes, que de acordo com a lei, também é presidente do conselho.
Segundo ele, o objetivo da entidade é fiscalizar, estudar, analisar e propor as diretrizes para o desenvolvimento urbano da cidade, para promover a compatibilização e integração do planejamento das ações de gestão do solo urbano, saneamento ambiental e mobilização urbana.
“A participação da sociedade civil é tão necessária, que em nosso conselho ela totaliza 60%, enquanto o pode público fica somando 40%. Precisamos dessa participação efetiva não apenas dentre os membros do conselho, mas que estes conversem com a população e tragam para nós a realidade do município para que possamos ser proativos em nossas atitudes”, arrematou Paulo Nunes.
Participaram desta primeira reunião a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, Luciane Copetti, a secretária de Cidadania e Habitação, Janice Ribeiro, representante da Faculdade La Salle, Fernando Orlandi e representantes de Associações de moradores do Rio Verde e Cerrado, Altemir Cezar e Elaine Costa Silva. A procuradora do município, Vera Lúcia Miquelin, que também acompanhou a reunião, disponibilizará um modelo de regimento interno que facilite o trabalho de todos.