PUBLICIDADE

Conselho encontram medicamentos vencidos em UPA na capital

PUBLICIDADE

Medicamentos vencidos na farmácia, pacientes internados há mais de dez dias, estrutura física em mau estado de conservação foram alguns dos problemas encontrados pelo Conselho Regional de Medicina (CRM) durante vistoria na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Morada do Ouro, em Cuiabá. Esta foi a segunda unidade de saúde pública da capital fiscalizada essa semana. A tesoureira do CRM, Dalva Alves, pontua que as visitas são realizadas para verificar a parte estrutural das unidades de saúde e a oferta de serviços aos usuários. A ação é motivada pela reclamação dos próprios médicos. O relatório final será entregue à Prefeitura e ao Ministério Público do Estado (MPE).

Na UPA foram encontrados alguns medicamentos vencidos na farmácia. Dalva destaca que a gestão precisa se manter atenta e sempre conferir os produtos, tirando das prateleiras o que não pode ser administrado aos pacientes. “Faltavam alguns medicamentos também, que devem ser repostos o mais rápido possível”.

Conforme a médica, a ausência de medicamentos pode ser reflexo da alta demanda atendida na segunda-feira. A permanência dos pacientes na UPA, por mais de dez dias, também foi destacada pela tesoureira como inadequada. Ela frisa que o local não tem como finalidade internar pacientes, que devem ser encaminhados para estruturas adequadas para isso, como hospitais. “A UPA é uma unidade de urgência e emergência. A internação deveria durar, no máximo, cinco dias”.

Inaugurada em junho de 2013, a UPA da Morada do Ouro, em Cuiabá, já sofre com a falta de manutenção, aponta o CRM. Para Dalva, a estrutura é muito nova para apresentar aparência precária. Cita como exemplo as portas e alisares danificados, bem como as paredes sujas e precisando de manutenção. “Foi inaugurada há pouco tempo para estar estragada e isso é falta de cuidado da gestão. Tem que dar manutenção para evitar danos maiores. Quando não cuida, estraga muito rápido”.

Durante a visita, o CRM constatou ainda que a escala de médicos desta unidade de saúde está completa. Embora não tenha especialista em pediatria, Dalva afirma que os outros médicos atendem este público. Lembra ainda que a demanda é diferenciada a cada dia. Na manhã de ontem, poucos pacientes procuraram atendimento, o que deixou o plantão mais calmo. O CRM aproveitou a vistoria para entregar uma cartilha elaborada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que orienta a população sobre os seus direitos perante o Sistema Único de Saúde.

Atividade semelhante foi realizada segunda-feira (16) na Policlínica do Verdão, onde dezenas de pessoas aguardavam há mais de oito horas sem atendimento. O local conta com estrutura precária, banheiro sem condições de uso, que deve ser compartilhado entre homens e mulheres.

Outro lado – a reportagem tentou contato com a Secretaria Municipal de Saúde para comentar as reclamações, porém não recebeu retorno até o fechamento desta reportagem. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Identificada jovem que morreu após grave acidente em Sinop

A Gerência de Identificação de Sinop confirmou, ao Só...

Carga de carreta pega fogo ao encostar em cabos de energia no Nortão

As chamas danificaram o carregamento de uma Scania R500...

Mergulhadores pesquisam cavernas submersas em Nobres

A equipe de mergulhadores que realiza expedição de pesquisa...
PUBLICIDADE