PUBLICIDADE

Conselho em Mato Grosso faz abaixo-assinado para barrar cursos à distância em Enfermagem

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria)

O Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT) informou que coletou mais de mil assinaturas, de estudantes e profissionais de 25 estados e do Distrito Federal, em um abaixo-assinado contra o ensino a distância (EAD) no curso de Enfermagem. A autarquia defende que a graduação seja feita de forma 100% presencial para que seja mantida a qualidade dos cursos oferecidos em todo o país.

Estão abertas duas consultas públicas sobre essa modalidade de ensino, uma do Senado e outra do Ministério da Educação (MEC). Juntas, as duas publicações já obtiveram cerca de 20 mil votos, a maioria deles favorável ao fim do EAD nos cursos da área da saúde como enfermagem, medicina, odontologia, fonoaudiologia e psicologia.

“Entendemos que a saúde não é mercadoria e permitir cursos 100% EAD agrava a já insuficiente qualidade do cuidado, expondo a população a muitos riscos. Defender a formação presencial na enfermagem é defender os direitos da sociedade brasileira”, diz trecho do documento.

As assinaturas foram coletadas em outubro deste ano durante o 25º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF), realizado em João Pessoa (PB). Segundo a entidade, o próximo passo é encaminhar o documento para os deputados federais de Mato Grosso para contribuir com o debate sobre o tema no Congresso Federal.

“A enfermagem mostrou com esse abaixo-assinado que não quer cursos EAD na graduação de enfermagem. Não iremos nos calar diante da precarização da nossa profissão, já que esta modalidade de ensino visa apenas o lucro e não uma formação completa dos estudantes”, enfatiza a presidente do Coren-MT, Lígia Arfeli.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Entidades se reúnem para discutir podas drásticas em Sinop

A Associação Floresta Urbana e a Comissão Cobertura Verde...

Homem morre após colidir com poste em rodovia de Lucas do Rio Verde

Um motociclista morreu após colidir com um poste na...

Ministério Público denuncia ex que matou operadora de caixa em Sorriso

A 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Sorriso denunciou...
PUBLICIDADE