O Conselho Deliberativo Metropolitano do Vale do Rio Cuiabá (Codem/VRC) se reuniu para debater a situação dos Resíduos Sólidos na Região Metropolitana. O encontro foi realizado na Secretaria de Assistência Social da cidade de Santo Antonio do Leverger (34 quilômetros de Cuiabá). A reunião foi presidida pela secretária executiva do Conselho e presidente da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá (Agem), Maristene Matos.
A conselheira informou o andamento do Termo de Referência para licitação de contratação de empresa para a elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. O documento foi elaborado pela Agem, com a e contribuições dos técnicos das Prefeituras.
Em seguida a presidente apresentou o levantamento da situação Resíduos Sólidos na região. O levantamento foi realizado pela Câmara Técnica Setorial de Preservação e Conservação do Meio Ambiente e de Saneamento Ambiental da Agem, mas contou com a colaboração de técnicos convocados por integrantes da Câmara.
O diretor de Planejamento Metropolitano da Agem, Lauro Boa Sorte Carneiro, explicou que o trabalho é um retrato do que ocorre no setor de coleta e destinação dos resíduos sólidos na Região Metropolitana. Ele informou a condição da coleta e a destinação final dos resíduos por tipo em cada município e apresentou a quantificação do volume de resíduos produzidos e a composição.
A partir da composição, o diretor apresentou uma simulação da valoração gerada, caso houvesse a reciclagem dos resíduos, o que comprovou a viabilidade da coleta seletiva e o tratamento dos resíduos. Esta valoração também possibilitaria a inserção socioeconômica dos catadores.
Após a apresentação dos dados e a explanação das causas e consequências da destinação inadequada dos resíduos, o Conselho constatou que a destinação inadequada dos resíduos sólidos na Região Metropolitana é um dos grandes problemas a serem enfrentados.
Segundo Carneiro, este levantamento inicial trata apenas da coleta de informações junto às administrações municipais. Agora o Conselho irá realizar estudos mais aprofundados da problemática dos resíduos sólidos na RMVRC.
A RMVRC foi criada em 2009 com objetivo de fomentar ações conjuntas entre os municípios para identificar necessidades e permitir que a população tenha maior acesso a serviços como segurança, transporte coletivo, saneamento básico e infraestrutura. O Conselho possui representantes do Poder executivo, Legislativo e da Sociedade Civil organizada.
A Agência de Desenvolvimento Metropolitano da Região do Vale do Rio Cuiabá (Agem/VRC) foi criada por meio da Lei Complementar nº 499, de 22 de julho de 2013 e atualmente passa por readequações.