Os membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Sinop estarão reunidos, no Viveiro Municipal, a partir das 15h, para discutir uma série de assuntos ligados à agricultura familiar no Município, entre elas, o projeto de implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Os membros do conselho, a maioria presidentes e membros de associações de comunidades rurais, querem voltar a debater o assunto, para que o projeto de Lei (024/2007) pedindo a criação do Serviço de Inspeção Municipal, seja votado na Câmara Municipal.
De acordo com o secretário de Agricultura e presidente do Conselho, Afonso Teshima Junior os produtores passaram a ver de uma maneira diferente o projeto. “Muitos entenderam que o SIM é uma forma de regularizar os produtores que trabalham dentro das especificações da Vigilância Sanitária, e que através do projeto é possível oferecer um produto ainda melhor e mais seguro para população”, explicou Teshima.
O SIM visa regular a obrigatoriedade da prévia inspeção e reinspeção dos produtos de origem animal produzidos no Município de Sinop que são destinados ao consumo da população.
A lei rege que, para que os estabelecimentos e entrepostos de produtos de origem animal possam funcionar, tenham prévio registro junto ao SIM. É previsto que esta Lei fiscalize os animais destinados ao abate, seus subprodutos e sua matéria-prima, como o pescado, leite, ovos, mel e derivados.