PUBLICIDADE

Conscientização ambiental marca desfile da independência em Sinop

PUBLICIDADE

A população sinopense mais uma vez marcou presença nas comemorações alusivas ao Aniversário de Sinop, ontem. Milhares prestigiaram o desfile cívico que marca a Independência do Brasil. Cerca de 50 escolas públicas e particulares, creches municipais e entidades participaram do desfile, mais de 2 mil pessoas desfilaram no percurso entre a avenida das Sibipirunas e a Praça Plínio Callegaro.

A abertura do evento foi feita pelo pelotão Forças Armadas, com o Tiro de Guerra, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Trânsito. Na seqüência, desfilaram os alunos do Programa de Resistência às Drogas (Proerd), da Escola Gente Esperança (APAE) e do Projeto Bate Lata da Prefeitura de Sinop, onde as crianças trabalham a música usando latas de tinta como instrumento.

O principal tema trabalhado pelas escolas foi o Meio Ambiente, muito verde e várias espécies de animais invadiram o desfile, tornando as apresentações visualmente atrativas. As Escolas Municipais Basiliano do Carmo de Jesus, Umuarama II e Bom Jardim clamaram pela participação efetiva do homem na preservação dos rios e florestas. Já as Escolas Municipais Sadao Watanabe, Tiago Aranda Martins, Silvana e Uilibaldo Vieira Gobbo, falaram sobre a poluição no mundo.

Pela primeira vez entidades como a União Sinopense das Associações de Bairro (Usamb) e Pastoral da Sobriedade, que é formada pela Comunidade Católica e pastorais participaram das comemorações.

“O Desfile Cívico serve não só para comemorar a independência do nosso país, mas para unir professores pais e alunos através da história e da cultura, levando arte para as famílias sinopenses. Sem dúvida esse desfile foi um grande sucesso” destacou o prefeito Nilson Leitão, que acompanhou todas as apresentações.

Os alunos do Assentamento Wesley Manoel dos Santos (Gleba Mercedes), também abrilhantaram o evento e trouxeram o tema “A importância da permanência do homem no campo”.

O desfile foi encerrado com o ato do prefeito Nilson Leitão e autoridades militares, de apagar a pira que simboliza o “Fogo da Pátria”, De acordo com o sargento Ferreira do Tiro de Guerra de Sinop, a solenidade nasceu no ano de 1916, através da Liga da Defesa Nacional. “O fogo simboliza o resgate dos valores cívicos” finalizou o sargento.
A chama permaneceu acesa durante toda a Semana da Pátria e percorreu todos os bairros onde aconteceu o ato cívico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Avião cai, pega fogo e piloto morre no Nortão

Uma aeronave agrícola de pequeno porte caiu, esta manhã,...

Pesquisadores desenvolvem software para monitoramento da tuberculose em Mato Grosso

Projeto que está em desenvolvimento pelo Laboratório de Pesquisa...
PUBLICIDADE