Um caso de raiva animal foi registrado em um rebanho no município de Marcelândia (350 km de Sinop), esta semana. A confirmação foi feita pelo Instituto de Defesa Agropecuária (Indea). Exames realizados em Cuiabá confirmaram a contaminação de uma bezerra.
Após a constatação da doença por funcionários da fazenda, o animal foi abatido e a cabeça levada para a realização dos exames na capital. A partir de agora, o Indea vai tomar todos os procedimentos de prevenção para a não proliferação da doença no restante do rebanho.
O chefe da regional, José Carlos Balbo, explica que não há necessidade de bloqueio na comercialização dos animais do município. Todo o rebanho da fazenda e de outras propriedades que ficam num raio de 12 quilometros da área serão vacinados, e também será feita a captura de morcegos hematófagos, principal transmissor, que elimina o vírus pela saliva quando alimenta-se do sangue dos animais.
A raiva pode ser transmitada de um animal para o outro, bem como para o ser humano. O último caso da doença no município foi registrado há quatro anos. Este ano já foi confirmado o foco da doença em uma propriedade no município de Itaúba (100 km de Sinop).