PUBLICIDADE

Conferência sobre segurança pública começa ser preparada em Mato Grosso

PUBLICIDADE

Em Mato Grosso, representantes das instituições de segurança pública do Estado, sindicatos de trabalhadores da área e sociedade organizada já deram os primeiros passos na articulação para promover a 1ª Conferência Estadual de Segurança Pública. Na última semana, eles reuniram com a mobilizadora do Ministério da Justiça, Maria Thereza Teixeira para conhecer as diretrizes que vão nortear a organização dos eventos em todo o país.

Cada instituição, sociedade civil e sindicatos ou associações de classes da área de segurança pública terão representação na Comissão Organizadora Estadual, que em Mato Grosso será coordenada pelo secretário adjunto de Segurança Pública, coronel Antônio Roberto de Moraes.

O secretário adjunto de Assuntos Estratégicos da Sejusp, Alexandre Bustamante, considera a conferência um espaço importante para que operadores de segurança pública e a sociedade possam expressar que política de segurança deseja. “É o momento de todos os atores da segurança pública participar e exporem suas idéias, seus anseios, necessidades e discuti-las com a sociedade. É um amplo espaço para o diálogo de construção, com a participação efetiva de todos os envolvidos – poder público, agentes operadores e sociedade”, frisou.

O coordenador da conferência estadual lembra também que o esforço de todos é fundamental para que a participação e envolvimento sejam plenos. “Não faremos uma conferência, não debateremos propostas dentro das premissas da conferência nacional sem que cada um dê sua parcela de contribuição, de engajamento”, reforçou coronel Antônio Moraes.

A 1ª Conseg está diretamente relacionada ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que destinará R$ 6,7 bilhões para o setor nos próximos quatro anos. O secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri, explica que as iniciativas são complementares. “Na mesma frente em que a sociedade é estimulada a organizar conferências para sedimentar o futuro da segurança no Brasil, o governo reconhece as dimensões sociais, econômicas e políticas da criminalidade e da violência e investe como nunca no combate e na prevenção do crime”, reforça.

Um fórum preparatório da conferência nacional reuniu nesta segunda e terça-feira (8 e 9.12) na capital federal, gestores estaduais de segurança pública de todo o país. “As responsabilidades e esforços devem ser conjuntos. A atuação integrada de todos os órgãos de segurança pública é que pode dar a medida do êxito das nossas ações”, disse o secretário de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso, Diógenes Curado Filho.

Nesta quarta-feira, último dia do encontro, o trabalho do fórum está focado no Texto-base – documento que vai orientar as discussões de todas as etapas da 1ª Conseg. “É um texto preliminar elaborado pelo MJ e que será aperfeiçoado com as contribuições do fórum ao longo da próxima semana”, explica o coordenador geral, Alberto Kopittke.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carro tomba após colisão com outro em Sinop

O acidente envolvendo o Renault Logan e o VW...

Terminam domingo inscrições de seletivo de estágio do Poder Judiciário em Mato Grosso

Inscrições do processo seletivo de estágio do Poder Judiciário...

Supermercados Machado inaugura sua primeira loja em Sorriso

Sorriso ganhou, nesta terça-feira, (10) um novo marco...
PUBLICIDADE