Poucos ajustes faltam ser feitos para que sejam concluídas as obras de ampliação do Fórum de Sinop, que proporcionará condições adequadas de trabalho para servidores, advogados, juízes e a população. Por enquanto, resta acertar a instalação da energia elétrica, da carga que será utilizada no prédio, instalação de ar-condicionado, e finalizar a parte de paisagismo.
A entrega havia sido programada para o mês de maio. Entretanto, foi prorrogada devido ao período chuvoso. Ao todo, são 1,4 mil metros quadrados construídos com espaço para criação de mais varas. Hoje possui nove, sendo duas criminais e outras sete cíveis. As 20 novas salas abrigarão gabinetes, cartórios, assessorias dos magistrados, sala de reunião e de audiências, recepção e posto bancário.
A parte física foi concluída. A obra foi viabilizada pela parceria entre o Tribunal de Justiça com a prefeitura, com investimentos de R$917 mil, e começou em junho de 2006. A expectativa era que, com a ampliação, a comarca fosse elevada de terceira para entrância especial, já que necessitava de mais espaço para abrigar novas varas, mas ainda não há confirmação deste processo.